Sentimo-nos desgastados emocionalmente quando acumulamos conflitos com os outros, quando não damos resposta aos nossos desafios diários, quando trabalhamos demasiado, quando assumimos muitas responsabilidades e daí por diante.
A exaustão emocional não surge somente do trabalho físico, mas essencialmente deriva da sobrecarga de estímulos emocionais ou cognitivos.
Segundo os especialistas nesta matéria, citados pela revista A Mente é Maravilhosa,, não nos sentimos exaustos de um momento para o outro. O organismo vai dando alguns sinais até que efetivamente entre nesse estado de sobrecarga, daí ser tão importante estarmos atentos a nós próprios para que possamos reduzir o impacto desse estado.
Quando chegamos ao nosso limite, entramos em colapso, situação que se pode manifestar através da paralisia, depressão profunda ou doença crónica.
Os mesmos entendidos alertam que, a exaustão emocional manifesta-se, em linhas gerais, por uma enorme sensação de cansaço mental que é acompanhada por um elevado desgaste físico.
Para que melhor possa prevenir este estado de desgaste, esteja atento ao que lhe dá origem:
- Desequilíbrio entre o que se dá e o que se recebe
Há pessoas que dão muito de si, seja no trabalho, na família, no grupo de amigos ou em casa e, aos poucos vão começando a acumular uma enorme sensação de desgaste. Por norma, estas pessoas não se apercebem deste desequilíbrio porque vivem submersas nas atividades e nos objetivos que têm por cumprir.
Estão mais expostas à exaustão emocional pessoas com um emprego precário, quem vive muita pressão familiar e conflitos recorrentes, quem assume demasiadas responsabilidades e acima de tudo, quem não se protege de um ritmo de vida acelerado que não lhe permite analisar-se e posicionar-se num modelo mais tranquilo e estável.
Fala-se em desequilíbrio porque estas pessoas dão tudo de si e pouco recebem em troca, tanto em termos financeiros como emocionais. A pessoa esgota porque não vê um reconhecimento; uma expressão de carinho, um conforto e uma atitude positiva por parte dos outros a quem dá tanto. Entra em desânimo e desmotivação e, naturalmente, adoece. Em geral, quem convive com estas pessoas acredita que “são muito fortes” e que não precisam de nada em troca. Ao mesmo tempo, a própria pessoa não se insurge ou reclama esse abuso, pelo que acaba por entrar em colapso.
Seguidamente, esteja atento aos primeiros sintomas de exaustão emocional:
1- Cansaço físico. A pessoa sente-se cansada com frequência. A partir do momento em que abre os olhos, começa a sentir que tem um longo dia pela frente e que não sabe como irá dar resposta a tudo.
2- Insónia. Por mais contraditório que pareça, uma pessoa com exaustão emocional apresenta problemas de sono porque passa as noites a pensar no que tem para fazer, em como irá resolver um problema, qual será a melhor forma de ultrapassar um conflito e daí por diante. Chega à cama cansada e acorda exausta.
3- Irritabilidade. Estas pessoas vivem numa permanente sensação de desconforto e de perda do autocontrole. Estão sempre mal-humoradas e são muito sensíveis a qualquer crítica ou gesto de desaprovação.
4- Falta de motivação. Quem sofre de exaustão emocional começa a agir mecanicamente, sem qualquer prazer em realizar as tarefas, mesmo as mais simples do dia a dia.
5- Distanciamento afetivo. As emoções começam a ficar cada vez mais planas. É como se, na verdade, a pessoa não sentisse praticamente nada.
6- Esquecimentos frequentes. A saturação de informações e/ou estímulos leva a falhas na memória. Assim, as pessoas com exaustão emocional esquecem-se facilmente das pequenas coisas, passando gradualmente a sentir uma maior dificuldade em recuperar informação.
7- Dificuldades em pensar. A pessoa sente-se confusa com facilidade. Cada atividade implica um gasto maior de tempo. Apresenta um raciocínio cada vez mais lento.
Para evitar a exaustão emocional é essencial ter em conta que, você é a pessoa mais importante para si mesmo! Nesse sentido, é fundamental que se cuide com carinho, que reserve um tempo diário para estar consigo mesmo, que procure lidar com pessoas emocionalmente saudáveis e que se afaste de pessoas tóxicas, já que essas são as principais fontes de desgaste emocional. Em simultâneo, deverá descansar o tempo devido e manter hábitos de sono saudáveis, como sendo, dormir sempre à mesma hora, fazer uma atividade relaxante antes de dormir, conversar sobre aquilo que o inquieta e procurar estar em paz consigo mesmo. Afaste-se de relações abusivas e, se as vive também no ambiente de trabalho, pondere uma mudança logo que possível e, acima de tudo, descanse, relaxe e procure bons momentos e pessoas que lhe façam bem.
Se já se sente desgastado, não hesite em procurar um médico e pedir ajuda, pois só assim poderá evitar um agravamento da situação.