É um facto que, a gordura localizada na barriga para além de pouco estética, não é fácil de queimar, o que constitui um verdadeiro drama para homens e mulheres.
Naturalmente que todos já sabem que, uma dieta equilibrada associada à prática de exercício físico são fortes contributos para reduzir essa gordura indesejada, contudo, a ciência apresenta alguns alimentos que podem ajudar nesse processo.
Nunca é demais recordar que, o nutricionista é o profissional mais adequado para fornecer pistas para perder peso de forma equilibrada e saudável. Ainda assim, se quiser experimentar as dicas da revista Melhor com Saúde, não se esqueça de praticar desporto com regularidade e de ingerir estes alimentos:
1. Salmão
Trata-se de um peixe recomendado por oferecer proteína de alto valor biológico e ser muito rico em vitamina D, cuja carência costuma estar presente em pessoas obesas.
2. Brócolos
Anote que, os brócolos são leves, cheios de vitaminas e ricos em cálcio, um mineral que tem um papel importante na perda de peso.
3. Nozes
Segundo a ciência, o consumo habitual e moderado de nozes ajuda a perder a gordura abdominal. O segredo está no facto de a sua ingestão diária fazer disparar a serotonina, um hormónio que melhora o estado de humor e a saciedade.
4. Banana
Esta fruta, de sabor adocicado devido ao seu teor de açúcares saudáveis, é também uma das principais fontes de potássio.
Ainda que muitas pessoas se mantenham afastadas das bananas pelo seu alto teor de carboidratos, trata-se de um alimento eficaz quando se quer ter uma barriga lisa. Isso deve-se ao seu alto teor de potássio, que ajuda a eliminar líquidos.
5. Melancia
Outro alimento rico em potássio para eliminar líquidos é a melancia. Além disso, este fruto também pode ajudar a reduzir a gordura corporal e o colesterol.
6. Chocolate amargo
O chocolate amargo com mais de 60% de cacau está repleto de antioxidantes benéficos que podem ajudar a reduzir o inchaço da barriga, os desejos por doces e a ansiedade por comida.
7. Iogurte natural
Misture os benefícios do iogurte sem açúcar com as suas frutas favoritas e cultive um hábito alimentar saudável.
O iogurte integral (e sem açúcar) é recomendado em dietas de controle de peso. Além disso, é rico em probióticos (bactérias boas) e por isso favorece a saúde intestinal. Com uma microbiota saudável, perde-se a gordura abdominal mais facilmente.
Caso adicione aos iogurtes algumas frutas vermelhas ou qualquer tipo de fruta com alto poder diurético, o efeito será ainda maior.
Ainda segundo os especialistas nesta matéria, além de aumentar o consumo destes produtos, é bom ir eliminando da dieta as gorduras saturadas e os açúcares simples, ao mesmo tempo em que se alia a prática de exercício físico.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 1900 milhões de pessoas com sobrepeso no mundo, e mais de 650 milhões são obesas, sendo que as crianças já fazem parte desse número.
Existem 124 milhões de crianças obesas no mundo, de acordo com um estudo da OMS e do Imperial College de Londres, publicado há alguns meses na revista The Lancet.
É ainda de ter em conta que, diversos estudos relacionam diretamente a gordura abdominal com uma maior predisposição para sofrer de diferentes doenças. Neste sentido, a localização da gordura é tão importante quanto a quantidade da mesma.
De acordo com um estudo recente levado a cabo pela Universidade de Harvard e pelo Hospital Geral de Massachusetts, o acúmulo de gordura abdominal está relacionado com um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças coronárias.
Segundo a ciência, a adiposidade abdominal excessiva afeta muito mais os homens do que as mulheres. Assim como afirmou um estudo do departamento de Urologia da Universidade de Cornell, esta condição afeta negativamente a próstata e está diretamente relacionada com a disfunção erétil.
De acordo com a Fundação Espanhola do Coração, a medida ideal do perímetro abdominal recomendado é de 88 centímetros para as mulheres e 102 para os homens.