É muito difícil, para não dizer impossível, que em algum momento das nossas vidas não tenhamos de lidar com pessoas tóxicas.
Num grupo de amigos, no trabalho ou na família, certamente que existirá um mentiroso, um manipulador, um agressor, um narcisista ou outro, pelo que, podemos optar por nos afastar dessas pessoas ou aprender a lidar com elas da melhor forma, ou seja, protegendo-nos.
Para facilitar a tarefa e recorrendo a um conjunto de dicas da revista A Mente é Maravilhosa, apresentamos-lhe a forma como as pessoas inteligentes lidam com essas características tóxicas:
1. Não lhes dão atenção
O principal desejo de uma pessoa tóxica é ter toda a atenção de um grupo ou das pessoas com quem convive diariamente, pelo que, não lhe dar essa atenção constitui uma forma de proteção e de lhe retirar o protagonismo.
Na prática, devemos ter coragem para ignorar essa pessoa e o que diz, já que essa é a melhor forma de lhe retirar o poder. Assim, a pessoa tóxica quer palco e os inteligentes mudam de assunto e não a ouvem. A pessoa tóxica conta as suas mentiras, mas não conquista um aplauso, goza com os outros, mas não tem quem ria com ela e daí por diante. Estas são algumas formas de não lhe dar a atenção que pretende.
É recorrente que essa pessoa que quer ser o centro das atenções, conduza as conversas para os temas em que se sente mais à vontade e que sabe que pode colher mais adeptos. Não lhe dê esse prazer e corte o assunto ou simplesmente retire-se do espaço.
É também natural que, uma vez após a outra sem receber o palco que pretende, a pessoa tóxica se afaste do grupo, o que permitirá que todos respirem de alívio!
É um facto que, estas pessoas costumam dominar as conversas, inventar histórias e colocar as pessoas umas contra as outras para conseguirem o que pretendem. Se o leitor perceber que está num beco sem saída, seja você a sair e não espere por consequências maiores, pois se a maioria é tóxica, está a perder o seu tempo e a desgastar-se.
2. Não contam segredos aos fofoqueiros
As pessoas tóxicas não têm qualquer problema em divulgar o que alguém disse. Além disso, criticam e falam mal pelas costas do outro.
Às vezes é complicado identificar estas pessoas porque, por norma, apresentam-se como confiáveis e amáveis. Mas há sinais que o podem ajudar:
• Falam mal dos outros.
• Comentam os segredos que lhes foram confiados.
• Procuram que as pessoas confiem neles assim que os conhecem.
• Vão contar ao outro algum comentário que se tenha feito num determinado momento.
Assim, o melhor antídoto para os amantes da fofoca é não lhes contar o que quer que seja. Opte por não os convidar para as suas festas e momentos de convívio e viva a sua vida á margem desse tipo de pessoas, pois em nada sairá beneficiado.
3. Dão mais importância a pessoas amigas e confiáveis
As pessoas inteligentes sabem que ter uma rede de apoio forte é importante na vida. Quando se tem essa base, não faz sentido a preocupação com as pessoas tóxicas.
As pessoas inteligentes sabem que os amigos verdadeiros são mais valiosos do que qualquer bem material, por isso, cuidam dessas relações e mimam-se mutuamente.
4. Evitam os manipuladores
As pessoas inteligentes sabem que os manipuladores podem arruinar uma vida e que ferem os outros só para alcançarem os seus objetivos.
Para que se possa proteger dos manipuladores, é fundamental que os identifique e que saiba que são pessoas negativas e destrutivas, pessoas que só querem o mal dos outros e que nos fazem sentir mal.
5. Deixam os manipuladores com as suas próprias mentiras e histórias
As pessoas tóxicas costumam mentir de forma compulsiva, a ponto de se enganarem também a si mesmas. Precisam de se convencer de que estão a dizer a verdade para se sentirem melhor. Infelizmente, as suas mentiras são sempre descobertas, o que as coloca numa posição muito desconfortável.
Por seu turno, as pessoas inteligentes não se deixam afetar por essas mentiras porque simplesmente acreditam que, mais cedo ou mais tarde, os manipuladores serão desmascarados e, quando tal acontece, sentem uma profunda satisfação e um motivo maior para se afastarem.
6. Não se envolvem em dramas ou discussões
As pessoas tóxicas são especialistas em argumentar por qualquer coisa. Se algo não lhes corre como desejam, estão logo prontas para discutir e para fazer um drama, razão pela qual, muitas vezes, há pessoas que as deixam dominar os assuntos e as situações, mas a solução é ignorá-las e deixá-las a discutir sozinhas.
Num momento mais tranquilo, podemos tentar conversar com a pessoa e ver se é possível chegar a um acordo, mas regra geral, a discussão volta á tona, tal como a dramatização e a vitimização, pois estas pessoas tóxicas querem ser sempre o centro das atenções. Não tenha medo nem vergonha de desistir, pois, em muitos casos, essa é a única solução possível.