Dicas

6 truques para emagrecer sem passar fome

 
É unânime que emagrecer é um processo difícil e que requer persistência e muita força de vontade, no entanto, há truques que podem ajudar nessa tarefa, sobretudo se implicarem comer, perder peso e não passar fome.

A revista Melhor com Saúde reuniu 6 truques simples para “enganar o cérebro” e dar a sensação de que se comeu o suficiente, quando na realidade se reduziu significativamente a quantidade de comida e calorias diárias.
 
Antes de lhe apresentarmos essas dicas, lembramos que deve evitar andar a petiscar ao longo de todo o dia, deve procurar ingerir alimentos saudáveis, praticar exercício físico com regularidade e, claro está, reduzir as porções que come ao longo do dia. Para isso, pode seguir estes 6 truques:
 
1- Evite ter comida “tentadora” no seu campo de ação
 
Se tiver de procurar os alimentos, terá um tempo e uma maior capacidade para decidir o que vai comer, por isso, evite comprar alimentos muito calóricos e “tentadores”, já que isso o levará facilmente a ingerir o que não deve. Quando tiver fome entre as refeições, opte por uma peça de fruta. Faça um plano de refeições saudáveis e de alimentos “autorizados” para consumir nos momentos em que tem mais apetite.
 
2- Utilize pratos e talheres menores para comer menos sem passar fome
 
Este é um truque que costuma resultar, pois ao reduzir a medida dos utensílios, estará a dar ao seu cérebro a informação de que está a comer normalmente quando na realidade, está a reduzir para metade o que consome. O facto de comer menos de cada vez e mais devagar, vai suportar essa perceção, ao mesmo tempo em que reduz a vontade de continuar a comer. Tenha também em mente a importância de mastigar 20 vezes cada garfada. Só isso fará com que perca parte do apetite inicial.
 
3- Procure as melhores companhias à refeição
 
Se em casa é mais fácil controlar o apetite e aquilo que se come, quando vamos ao restaurante a tarefa complica-se. Nestes casos, a sugestão recai sobre a escolha das melhores companhias, ou seja, sente-se ao pé de pessoas que comem menos, que optam por pratos saudáveis e que estão de dieta, pois isso vai ajudá-lo a cumprir melhor o seu objetivo, para além de poder alimentar-se mais tranquilamente pois não tem de estar preocupado com o que ingere. Ao imitar os hábitos saudáveis, estará sempre no bom caminho.
 
4- Recompense-se
 
Não se trata de seguir uma dieta totalmente restritiva, mas também não se trata de exagerar. Podemos comer uma sobremesa de vez em quando, desde que ocasionalmente e em porções moderadas.
 
Comer com uma colher pequena ajuda muito a controlar o que se come, sem esquecer também a taça mais reduzida.
 
É preciso ter em conta que, perante as primeiras dificuldades em cumprir uma dieta, é natural que a pessoa sinta vontade de desistir e de reduzir o nível de exigência.
 
Nesse sentido, é importante que encontre uma maneira de simplificar essas mudanças de humor e desperte pensamentos positivos que o incentivem a continuar.
 
Muitas vezes pensamos que, para perder peso, é preciso passar fome. A verdade é exatamente o oposto. Não é necessário passar fome. Basta aliar alimentação saudável e exercício físico a uma boa dose de persistência.
 
Na verdade, se aumentar o seu nível de atividade física em até 4 dias por semana, poderá ingerir mais alimentos sem passar fome. Se adotar essa rotina, verá como vai emagrecer e a sua motivação aumentará consideravelmente. Está provado que, a prática de exercício físico é uma das melhores ferramentas para melhorar a composição corporal e, ao aprender agostar de se mexer, isso também será uma recompensa.
 
5- Beba mais água para comer menos
 
Outro truque muito eficaz e amplamente conhecido e defendido pelos especialistas para comer menos sem passar fome, é beber um copo grande de água antes de comer, pois isso fará com que o seu estómago fique mais cheio e reduza a vontade de ingerir mais alimentos.
 
Às vezes, beber água também é útil diante de um desejo ou impulso irreprimível de comer. Em vez de ingerir um chocolate ou uma sobremesa, beba um copo de água e verá que perde essa vontade, pois para além de se concentrar noutra coisa, o estômago ficará mais preenchido. Desta forma, é possível confundir o cérebro. No entanto, evite beber água em quantidades excessivas, pois isso pode ser contraproducente.
 
6- Tamanho e cor das porções
 
Quanto maior o prato, mais vai enchê-lo e mais vai comer sem saber muito bem a quantidade que consome. Ao encher um prato menor, de certa forma o cérebro também é enganado e irá sentir-se mais cheio rapidamente.
 
Para induzir o seu cérebro a comer menos sem passar fome, tente não servir um prato grande.
 
Além disso, se forem pequenas quantidades de comida, fruta ou qualquer alimento, sirva-os num recipiente que não seja leve para enganar o cérebro, que terá a perceção de que comeu mais alimentos do que realmente comeu por estar num prato ou tigela pesada.
 
Quanto às cores, recomendamos que utilize sempre pratos de uma cor que contraste com os alimentos, pois o cérebro vai demorar menos tempo para enviar a sensação de saciedade.
 
Além disso, lembre-se de que as cores vermelha e amarela favorecem a alimentação rápida; por isso, use cores que contrastem, mas proporcionem calma e tranquilidade como o branco, o azul, ou o verde.
 
Experimente estes truques para comer menos sem passar fome
 
Tenha em mente a importância de aliar a prática de exercício físico a estas orientações e verá que, em pouco tempo, irá ver resultados na balança. Boa sorte!
 
Fátima Fernandes