Dicas

Sinais de que um amigo não é de confiança

 
É indiscutível que as amizades nos fazem bem e que são um ponto a favor da nossa qualidade de vida e bem-estar, no entanto, não é sempre assim!

Se há pessoas em quem podemos confiar e dar de nós em prol de uma relação, também há quem não mereça a nossa confiança e de quem tenhamos de nos manter à distância.
 
Devemos ter em conta que, não podemos chamar amigo ou amiga a toda a gente e que, há pessoas que utilizam estratégias muito elaboradas para poderem enganar os outros. É mesmo para que se possa proteger que vamos listar as principais características dos “falsos amigos”.
 
Assim, mantenha-se afastado de quem possui estas características:
 
1- Estar sempre em competição
 
Os falsos amigos procuram retirar o valor dos outros para que se sintam num plano superior. Nesse sentido, torna-se fácil perceber que, ao partilharmos uma conquista com essas pessoas, elas nunca ficam felizes com o nosso sucesso, precisamente porque queriam estar no nosso lugar. Ao ouvirem a nossa conquista, por norma, dizem que conseguem fazer muito melhor ou que isso não tem muita importância diante do que elas mesmas já conseguiram. Esta postura gera mau-estar na relação, além de provocar instabilidade e insegurança em quem ouve esse tipo de comentário negativo.
 
2- Maltrata-o diante dos outros
 
Esse tipo de pessoa possui um elevado grau de egocentrismo, pelo que, naturalmente tende a enaltecer-se diante dos outros e a colocar os amigos em segundo ou terceiro plano, tudo porque quer ser o centro das atenções. Com esta atitude, enfraquece a autoestima dos outros e faz desencadear sentimentos muito negativos que afetam a autoimagem e a autoconfiança.
 
3- Só aparece quando precisa de favores
 
Pessoas que não são realmente amigas, só aparecem quando estão com problemas, porque a única coisa que procuram é a satisfação das suas necessidades. Quando não têm um interesse, ausentam-se porque sabem muito bem que não precisam do outro e não querem “ter de fazer de conta” que se dão por amizade ou prazer. Estas pessoas sabem muito bem o que fazem, pelo que usam as melhores estratégias para enganar o outro em cada situação.
 
4- Não cumpre os compromissos
 
Um falso amigo não se importa de estar ausente, mesmo que se trate de uma ocasião especial. Não aparece, não avisa, não dá uma explicação e não pede desculpas porque simplesmente não tem qualquer respeito pelos amigos e pelos outros em geral. Esta atitude faz com que não seja de confiança, e abala a autoestima de quem passa pela situação, pois mostra claramente que, o outro não tem qualquer valor para si. Ao mesmo tempo, essa ausência sem uma justificação, faz com que o outro sinta que não é capaz de ter amigos que gostem realmente de si, que o respeitem e que estejam à altura dos seus compromissos.
 
5- Faz com que se sinta excluído
 
Este tipo de pessoa não se preocupa com os sentimentos dos outros e faz com que o suposto amigo se sinta muito mal por não participar em algo importante porque simplesmente não o incluiu. Dessa forma, faz com que a pessoa sinta que a sua presença não é relevante em lugar algum.
 
Naturalmente que, esta atitude abala a autoestima e deverá servir de despertar para que não aceite que este tipo de pessoa seja considerado um amigo.
 
6- Fala mal de si aos outros
 
Um falso amigo não se preocupa nada em contar aos outros as confidências do suposto amigo e, não se dando por satisfeito, ainda goza com isso. A sua única intenção é julgar e regozijar –se com o mal alheio. Se lhe for oferecido um benefício pessoal, será capaz de inventar algo sobre alguém ou contar um segredo de um amigo.
 
Na posição dos especialistas em comportamento humano, muito mais do que entrarmos numa relação com o coração, devemos usar a razão e estar alertas porque, a única forma que temos de nos proteger é desmascarar este tipo de pessoas e mantê-las afastadas da nossa vida.
 
Tenha cuidado com pessoas incoerentes, fingidas e que não o respeitam, pois naturalmente que não são de confiança.
 
Anote que, uma amizade requer reciprocidade, respeito, diálogo, compreensão e afeto. Quando não existem estes requisitos, estamos perante pessoas conhecidas, não amigos!
 
Por fim, construa as relações aos poucos, não dê muito de si nos primeiros contactos e esteja atento, pois como já vimos, há pessoas capazes de tudo para satisfazerem as suas necessidades. Se não estiver alerta, certamente que, andará sempre a iludir –se e a desiludir-se com as pessoas. Acredite que, com treino e reflexão sobre o que lhe acontece, certamente que irá ficar muito mais fortalecido e protegido destas relações tóxicas e, saberá muito melhor valorizar quem efetivamente merece a sua amizade.