Dicas

Os 4 alimentos que arruínam uma dieta

 
Em primeiro lugar, é preciso ter em conta que, não devemos fazer dietas pontuais e esperar resultados “milagrosos”, mas sim iniciar um novo estilo de vida com alguns cuidados diários.

O exercício físico deve ser incluído em qualquer dieta e a escolha dos alimentos que devemos ingerir também deve ser criteriosa para que os resultados se prolonguem no tempo.
 
Devemos também iniciar esse plano de forma gradual e entender que, nada é proibido, mas sim, que devemos consumir tudo com moderação, no entanto, existem 4 alimentos que prejudicam qualquer plano de vida saudável e que só devem integrar uma refeição de forma muito pontual.
 
Podemos reservar um dia por semana para passar a barreira dos produtos proibidos e, mesmo assim, os devemos consumir com moderação, ou seja, numa pequena porção, pois se os suprimimos totalmente da nossa dieta, acabamos por desenvolver muita ansiedade e um aumento da vontade de os consumir, pelo que é preferível optar pelo bom senso.
 
Confira então os 4 alimentos que devem fazer parte da lista de restrições a par das bebidas alcoólicas, das gorduras e dos produtos industrializados:
 
1. Batatas fritas
 
As batatas fritas são um dos alimentos que devem ser evitados para perder peso, pois são ricas em gorduras saturadas e carboidratos.
Sejam as batatas fritas caseiras ou as industrializadas, ambas possuem muitas calorias, pelo que engordam muito, para além de serem muito prejudiciais para a saúde.
 
Para quem não lhes consegue resistir, a sugestão é confecioná-las em pequenas quantidades ou comprar um pacote pequeno, no caso das industrializadas e comer uma vez muito pontualmente. Nessas situações, ingere-as durante o dia e, se possível, antes da prática de exercício físico para que as consiga digerir melhor e perder uma boa parte dessas calorias.
 
2. Snacks ricos em carboidratos
 
Este é outro tipo de alimentos que deve evitar se pretende perder peso. Neste grupo estão incluídos o arroz branco, as bolachas, os cereais, as barritas de cereais e todos os carboidratos muito calóricos. Estes alimentos, apesar de parecerem “inofensivos”, apresentam muito açúcar na sua composição como é o caso, por exemplo, das bolachas Maria.
 
Para além dos prejuízos para a dieta, estes alimentos saciam com muita facilidade, mas são digeridos muito rapidamente pelo organismo, facto que aumenta a sensação de fome num curto espaço de tempo, dando lugar a que se tenha de consumir mais alimentos e, naturalmente aumentar o peso.
 
Assim, em vez destas opções altamente calóricas entre as refeições ou como acompanhamento das mesmas, invista mais nas frutas e nas saladas.
 
3. Sobremesas
 
Ainda na lista de alimentos a evitar para conseguir perder peso, estão os pudins, mousses, leite creme, pudim flan e todo o tipo de sobremesas que, para além da gordura, possuem um alto teor de açúcar. Se tiver mesmo muita vontade de consumir algum destes produtos, pode comer apenas uma colher de sobremesa e confecionar em casa aquilo que pretende. Lembre-se que,  mesmo os produtos ‘light’ contêm muito açúcar e gordura, pelo que, a opção mais saudável é ingerir pouca quantidade, de forma muito pontual e com uma receita caseira. Uma boa sugestão pode ser, por exemplo, esta mousse de chocolate caseira, baixa em açúcar e feita com chocolate amargo:
 
Ingredientes:
6 ovos com as gemas separadas das claras
50g de açúcar
1 tablete de chocolate culinário de 100g
1 colher de sopa de água
1 colher de sopa de margarina
 
Preparação:
Bata as claras em castelo e reserve-as num recipiente.
Num tacho pequeno, derreta o chocolate partido aos quadradinhos com a manteiga e a água em lume brando.
Noutro recipiente, bata as gemas com o açúcar e adicione o chocolate derretido já morno. Por fim, envolva as claras em castelo e leve ao frigorífico por 4 horas. Pode decorar com pequenas lascas de chocolate, avelãs em pedacinhos ou outro fruto seco.
 
4. Pão branco, biscoitos e similares
 
No último grupo de alimentos que deve evitar se pretende perder peso, estão aqueles que são preparados com farinhas refinadas, onde se inclui: o pão branco, os bolos, as bolachas, os biscoitos e similares, uma vez que, possuem níveis muito elevados de açúcar e gordura. A título de curiosidade, bastam duas fatias de pão branco por dia para que corra o risco de desenvolver obesidade. Estes alimentos deste último grupo, são pobres em fibras o que também não ajuda ao bom funcionamento do organismo.
 
Na mesma sequência, não se esqueça de evitar ao máximo todos os produtos embalados, já que são industrializados, sem esquecer os refrigerantes de qualquer tipo, incluindo as águas aromatizadas que igualmente possuem açúcar e que também parecem “inofensivas”.
 
Beba água, faça exercício e modere o consumo destes alimentos e, em pouco tempo, poderá exibir uma boa forma física e um corpo invejável!