Dicas

Especialistas de Harvard apresentam 5 segredos para educar bem uma criança

 
Uma equipa de especialistas de Harvard revela os cinco segredos para educar uma criança de forma equilibrada e saudável.

Partindo da base de que esta é uma tarefa árdua, exigente e sempre aberta a novas orientações, deixamos-lhe as dicas dos especialistas que, naturalmente deverá ajustar ao seu contexto de vida.
 
1. Ensine-a a regular as emoções
 
A chave para o desenvolvimento emocional saudável de uma criança é ensiná-la a controlar as suas emoções. Aos pais e educadores é pedido que, aos poucos, ensinem a criança a identificar os seus estados emocionais para que não precise de reagir de forma abrupta e agressiva. Conversar com os mais novos e explicar-lhes como devem reagir, ajuda-os, segundo estes especialistas, a não precisarem de reprimir o que sentem e a saberem direcionar melhor as suas emoções. Ensinar a criança a respirar fundo e a parar, vai fazer com que, progressivamente adquira uma maior consciência dos seus atos.
Para tal, é também importante fornecer jogos e conflitos que levem a criança a ter de decidir qual seria a melhor opção a tomar numa determinada situação. Esta técnica vai ajudá-la a ser mais assertiva e a ter um maior controle emocional.
 
2. Incentive a responsabilidade
 
Uma forma de aumentar a autoestima de uma criança é permitir-lhe que participe em algumas tarefas e decisões em casa. Desse modo, , os pais estão a fortalecer-lhe a segurança e a autoconfiança, ao mesmo tempo em que a incentivam a ser mais independente e autossuficiente. Ao dar-lhe responsabilidades desde a tenra idade, os pais ajudam-na a confiar nas suas habilidades e a formar uma imagem mais realista de si mesma. Uma excelente alternativa para estimular a responsabilidade de uma criança é facilitar-lhe a participação em tarefas como: lavar a louça, alimentar o animal de estimação ou preparar os livros para o dia seguinte, uma vez que, desse modo, passará a ter mais consciência dos seus comportamentos e a aceitar responsabilidades.
 
3. Transmita valores positivos
 
Os especialistas evidenciam que, a melhor forma de educar uma criança consiste na transmissão de bons valores aos mais novos, no entanto, nem sempre este processo é fácil, sobretudo porque os mesmos podem ser muito abstratos. A melhor forma de o concretizar e, para que tenha a certeza de que a criança os compreende e recebe, é mostrar esses valores em situações concretas do quotidiano. Por exemplo, mostre ao seu filho como pode ajudar um amigo a resolver um problema, incentive-o a emprestar um objeto a um colega para lhe mostrar a importância da partilha, mostre-lhe com ações, a importância de respeitar o outro e daí por diante. Com bons valores, o seu filho será capaz de ver o mundo numa perspetiva mais realista e saudável.
 
4. Mostre-lhe como se sentir grato
 
Na posição dos mesmos especialistas, as pessoas que são gratas pelo que têm e pelo que lhes acontece, são mais felizes e sentem-se muito melhor consigo mesmas. Por isso, é importante que ensine o seu filho a valorizar as coisas materiais e imateriais que  possui, desde os brinquedos e a possibilidade de estudar, até à simples bolacha que recebeu ou a ajuda de um familiar ou amigo. Desta forma a criança aprende a valorizar todos os seus bens mais preciosos, sendo muito mais simples e humilde.
 
5. Mostre-lhe amor incondicional
 
Uma criança que não se sente amada pelos pais, vai crescer muito insegura e com uma fraca autoestima. Nesse sentido, é fundamental não só amar os nossos filhos, mas também manifestar-lhes esse sentimento com verdade e honestidade.
Amar é a melhor maneira de ajudar a que uma criança aumente a sua autoconfiança e independência. Abraços, beijos e mimos diários são uma boa forma de mostrar que a ama, ao mesmo tempo em que, também deve transmitir-lhe o seu amor com atitudes. Mostre-lhe, com clareza, que a aceita, ama e apoia, mesmo nas situações em que comete erros, ou quando não está certa, pois isso é fundamental para o seu equilíbrio e bem-estar.
 
Fátima Fernandes