Dicas

Como proteger-se de pessoas invejosas

 
É quase impossível passarmos despercebidos da inveja, uma vez que, pessoas que a sentem existem em todo o lado.

A título de curiosidade, Portugal é considerado um dos países mais invejosos do mundo, o que mostra muito bem o quanto é fácil encontrar uma pessoa com essas características!
 
Mais ou menos disfarçada, a inveja está presente no grupo de amigos, na família, nos colegas de trabalho, sendo variável a sua forma de expressão, pois há quem não consiga disfarçá-la e há quem a mascare muito bem.
 
No fundo, o que leva as pessoas a sentirem inveja dos outros é quererem exatamente ter ou ser aquilo que estes possuem ou são. A frustração de não se conseguir olhar para nós próprios e encontrar valor, faz com que nos projetemos nos demais e que desenvolvamos sentimentos negativos como é o caso da inveja.
 
Há pessoas que lidam muito bem com isso e quase que se desligam da inveja alheia ganhando até mais motivação para desbravar o mundo e conquistar mais e melhor, mas pelo contrário, há muitas outras que se deixam afetar profundamente com a inveja e perdem as forças, o que no fundo, só alegra os invejosos.
 
Naturalmente que, uma estratégia muito utilizada pelos invejosos é aproximarem-se das suas vítimas, tentarem saber mais a seu respeito, mostrar muito interesse pela sua vida e, na maioria das vezes, elogiam as conquistas para alimentarem a relação, quando na realidade, estão cheios de inveja.
 
Uma outra expressão de inveja e, esta é mais descarada, é a crítica destrutiva. Há muitos invejosos que não conseguem disfarçar esse sentimento negativo e que o transformam na crítica feroz de tudo o que os outros fazem ou conseguem. São agressivos na sua forma de expressão, muito críticos parecendo ser sabedores de tudo, autoelogiam-se muito para mostrarem aos outros que são bons, quando no fundo, estão destroçados e frustrados com as suas características. Estas pessoas projetam as suas frustrações nos outros e observam-nos atenciosamente, pois só assim conseguem reunir argumentos para os criticarem e colocarem para baixo.
 
Esta expressão de inveja é das mais dolorosas, uma vez que, transmite a ideia de que o outro está sempre errado, que faz tudo mal, pois é sempre alvo de críticas por tudo e por nada. Naturalmente que o invejoso só fica feliz quando a sua vítima está de rastos, pois essa é a sua grande oportunidade de vencer e de estar acima dela.
 
Na posição dos especialistas, não podendo evitar que a inveja exista, já que esta é inerente a muitas pessoas, podemos sim aprender a proteger-nos de pessoas com tais características. Identificar uma pessoa invejosa não é assim uma tarefa tão fácil, uma vez que, como a inveja é reprimida em termos sociais, existe uma tendência para a esconder, no entanto, se percebermos que a pessoa mostra um excesso de interesse pela nossa vida, que se evidencia demasiado para dar nas vistas e acima de tudo, que critica muito daquilo que fazemos, devemos estar atentos.
 
Nas primeiras desconfianças, devemos evitar essa proximidade tão regular para colocarmos o invejoso á prova. Depois, em caso afirmativo; quando percebemos que são muitas as evidências, o melhor é não permitir manter algum grau de intimidade com essa pessoa, muito embora ela vá insistir, pois o seu desejo de destruir o outro é a sua base de vida.
 
Sempre que possível, afaste-se desse tipo de relação que é tóxica e, já agora, acredite nas suas capacidades, no seu valor e procure passar ao lado da inveja! Viva a sua vida, concentre-se nos seus objetivos, aceite que a inveja existe, que são pessoas amargas e frustradas que a sentem e siga em frente.
 
É um facto que é muito difícil conviver com alguém que sente inveja da nossa vida; daquilo que somos e temos, por isso, não alimente esse tipo de relação e convívio destrutivo, pois isso só o levará a desistir dos seus sonhos e projetos. Opte por relações saudáveis, com pessoas que efetivamente fiquem felizes com o seu sucesso e que até aproveitem a convivência para se tornarem melhores todos os dias. O desafio é grande, mas acredite que compensa!