Uma equipa de investigadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirma que, poupar dinheiro ajuda a melhorar a qualidade do sono.
A relação entre a poupança e um melhor sono explica-se, de acordo com o relatório divulgado pela BBC, pelo facto de ter dinheiro de parte trazer menos ansiedade em relação às finanças, assim como menos probabilidade de ter problemas com dívidas e uma maior capacidade de responder a situações inesperadas em termos financeiros.
Segundo a investigação, fazer uma poupança mensal, mesmo que se trate de uma quantia pequena, ajuda também a relaxar e a ser mais otimista em relação ao futuro, o que indica uma significativa melhoria na qualidade de vida e na satisfação pessoal.
O estudo revela que pessoas com rendimentos mais baixos e que habitualmente guardam uma parte do dinheiro têm níveis de satisfação com a vida tão altos como as pessoas com maiores rendimentos, mas que não os poupam.
Os investigadores incluíram ainda na pesquisa um estudo que envolveu milhares de pessoas comparando as poupanças destas ao longo de um período de 10 anos. Os dados mostravam que a satisfação com a vida melhorava quando poupavam e regredia quando não o faziam.
O cenário português revela que, dormir melhor pode ser uma tarefa difícil quando os dados mostram que, 1 em cada 4 pessoas sente dificuldades em pagar as suas contas e que a poupança não está no horizonte de muitas famílias que justificam não ter rendimentos suficientes para garantir as despesas.
Anote que, mesmo que com algum esforço, é importante ter dinheiro guardado para conseguir sobreviver três meses, caso aconteça algum imprevisto na saúde ou perda de emprego, por isso, vale a pena o esforço, mesmo que seja de uma poupança mensal mínima, aconselham os especialistas na área financeira, lembrando que é sempre possível fazer mais refeições em casa, beber café caseiro e reservar apenas uma situação pontual para tomar o pequeno-almoço fora ou fazer uma refeição, uma vez que, dessa forma, poupa-se muito dinheiro ao fim do mês.
Usar menos o carro e andar mais a pé, por exemplo, ajuda a reduzir o consumo de combustível, além de pouparmos na manutenção do carro, fazer sempre uma lista de compras ajuda a que não compremos produtos supérfluos quando vamos ás compras, tal como fazer a sopa em casa é mais económico e pode ser consumida por mais pessoas, registam.