É amplamente defendido que, estar perto do mar transmite-nos agradáveis sensações de prazer e bem-estar, mas a que se deve esse efeito poderoso?
Muitos estudos já têm revelado que, as pessoas que vivem perto do mar ou que passam as férias numa estância balnear, apresentam mais saúde psicológica e bem-estar, pelo que importa saber mais acerca deste assunto para que possa organizar melhor o seu tempo livre.
Assim, registe estes importantes benefícios psicológicos de passar alguns momentos perto do mar:
•Induz estados de calma e relaxamento. Alivia o stress e o nervosismo e ajuda a combater problemas de ansiedade.
•Gera emoções positivas, aumenta a sensação de bem-estar, felicidade e plenitude. Assim, pode ser útil para combater alguns sintomas depressivos.
•Promove a atenção plena e ajuda a libertar a mente das preocupações.
•Estimula a criatividade e promove a concentração.
•Fornece clareza mental e melhora o funcionamento cognitivo.
•Melhora a qualidade do sono e previne distúrbios como a insónia.
Recorrendo a uma publicação da revista A Mente é Maravilhosa, anotamos as razões pelas quais o mar é tão benéfico para a saúde psicológica:
1- É um ambiente natural
O ser humano é um animal, e o simples facto de se conectar com a natureza desencadeia ou produz mudanças no corpo e na mente. Nos ambientes urbanos, saturados de estímulos e totalmente acelerados, podemos adoecer. No entanto, estando perto do mar, desaceleramos os pensamentos, reduzimos a ativação e eliminamos o stress.
2- Os efeitos emocionais da cor azul
De acordo com a psicologia das cores, cada matiz tem o potencial de gerar certos estados psicológicos e emocionais nos seres humanos. Especificamente, a cor azul induz calma e relaxamento enquanto que nos dá uma sensação de segurança. Olhar para o mar é ideal para reduzir a raiva ou a ansiedade.
3- Maior oxigenação
Ao estarmos perto do mar e respirarmos a brisa marítima, conseguimos oxigenar-nos melhor e permear-nos com um ar mais limpo e puro. Isso ajuda-nos a reduzir a tensão e a combater alguns sinais fisiológicos de ansiedade. Além disso, estimula-se um melhor funcionamento do córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, análise e tomada de decisões.
4- Ruído branco e ondas alfa
Se pratica a meditação já verificou que o som do mar é um dos elementos mais utilizados neste tipo de exercício. De facto, o barulho das ondas favorece o relaxamento e o descanso.
É um som repetitivo, constante e harmónico (o que consideramos ruído branco), que promove o cérebro a entrar em estado alfa. Assim, o mar ajuda-nos a adormecer e a sentir-nos mais calmos. Além disso, essas ondas cerebrais favorecem a criatividade, o surgimento de novas ideias e a capacidade de resolver situações.
5- O movimento, a cor e a extensão do mar produzem um efeito relaxante no cérebro.
6- Relaxamento muscular
Mergulhar na água do mar também é uma excelente atividade. A sensação de leveza que nos proporciona, e o bater das ondas no corpo, promove o relaxamento muscular.
Além disso, estar perto do mar pode incentivar-nos a praticar desporto com mais regularidade; o que favorece o descanso noturno e pode ser muito útil para quem sofre de insónias.
Como já verificou, estar perto do mar é uma preciosa mais-valia para o nosso bem-estar generalizado, por isso, não perca uma oportunidade de receber estes benefícios!