Sociedade

Subida do nível do mar em 2050 deixa no vermelho várias zonas do Algarve

 Fotos - Climate Central
Fotos - Climate Central  
É verdade que as Alterações Climáticas já se fazem sentir, mas daqui a 30 anos, como estaremos se nada se fizer para travar o efeito de estufa?

A ONU tem alertado para as consequências das elevadas emissões de carbono, e o último relatório aponta que em 2050 o cenário não é animador. Neste contexto, o programa de aumento do nível do mar da Climate Central, [organização de notícias sem fins lucrativos que analisa e informa sobre ciência do clima], divulgou o que ficará em risco de ser submerso no nosso país em 2050, se as emissões de CO2 não forem reduzidas.
 
No Algarve, as zonas mais vulneráveis serão as ilhas barreira da Ria Formosa. De um modo geral, o relatório do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas, aponta o Mediterrâneo, como uma das regiões mais expostas às alterações climáticas e Portugal está incluído nessa ameaça.
 
No Barlavento
 
Processo irreversível, é a subida do nível do mar em todo o mundo, mesmo que se atinja a neutralidade das emissões de carbono. As estimativas apontam para uma subida entre 28 e 55 centímetros até finais do século. 
 
As fotos mostram as áreas abaixo do nível de água do mar sombreadas a vermelho.