As duas estruturas partidárias estiveram hoje reunidas em Faro e, no final do encontro, anunciaram que as comunidades do Algarve e da Andaluzia estão “unidas pela ligação ferroviária Faro-Huelva-Sevilha” e que a “petição bilingue vai ser lançada” para recolher mais apoios.
Durante o encontro, o PSD do Algarve e PP de Huelva assinaram “um memorando conjunto” que visa o lançamento da petição a exigir “a concretização da ligação ferroviária de alta velocidade entre Faro, Huelva e Sevilha, junto dos respetivos parlamentos nacionais”, informou o PSD regional numa nota enviada à Lusa.
“Esta petição reafirma o compromisso e a determinação política para que esta ligação ferroviária seja uma realidade o mais rapidamente possível. Vamos continuar a trabalhar intensamente até que este projeto estruturante seja concretizado, trazendo benefícios claros para ambas as comunidades”, afirmou o presidente do PSD do Algarve, Cristóvão Norte, citado na nota.
O dirigente regional social-democrata considerou que a aspiração de contar com uma ligação em comboio de alta velocidade entre as cidades espanholas de Sevilha e Huelva e Faro “não é a vontade de meia dúzia, mas sim de muitos” cidadãos dos dois lados da fronteira.
“Portugal está a fazer a sua parte, o Conselho de Ministros ordenou a realização dos estudos prévios, mas falta muito”, reconheceu Cristóvão Norte.
Além do presidente do PSD/Algarve, participaram no encontro o presidente da Assembleia Distrital do partido, Mendes Bota, o secretário distrital, Henrique Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, e o presidente da União das Freguesias de Faro, Bruno Lage.
Do lado do PP de Huelva estiveram presentes o presidente e a secretária-geral, Manuel Andrés González e Berta Centeno, respetivamente, o coordenador-geral de relações com o Governo da Andaluzia, Pepe Correa, e a ‘alcaldesa’ (presidente de Câmara] de Huelva, Pilar Plata.
“A ferrovia Faro-Huelva-Sevilha é vital para o desenvolvimento económico, social e ambiental das nossas regiões. Temos um compromisso firme com este projeto e estaremos atentos para garantir que avance rapidamente, trazendo vantagens concretas às populações de ambos os lados da fronteira", posicionou-se Manuel Andrés González, presidente do PP de Huelva, igualmente citado no comunicado.
Os dois partidos asseguraram que vão prosseguir o “trabalho conjunto junto das autoridades nacionais e europeias para garantir o financiamento e a execução desta ligação ferroviária”, que classificam como “crucial para o futuro sustentável e próspero do Algarve e da Andaluzia”.
As partes anunciaram que ficou marcada para depois da Semana Santa uma visita de trabalho a Huelva das autoridades algarvias, para “dar seguimento às determinações da XXXV Cimeira Portugal/Espanha”, realizada em outubro passado, em Faro, e que incluiu o desenvolvimento de estudos para esta ligação nos projetos de mobilidade ferroviária a desenvolver nos dois países.
Lusa