A campanha conhecida como “Campanha do Laço Azul”, que irá estar na rua durante o mês de abril, é uma iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, a que a CPCJ de Lagos e o município se associam.
Entre as várias ações programadas, a CPCJ de Lagos irá divulgar a história do Laço Azul que deu origem à campanha, iniciada nos Estados Unidos por uma avó; distribuir laços azuis de lapela; e entregar o Calendário dos Afetos aos alunos do Pré-Escolar, 1º e 2º ciclos das escolas do concelho, contendo ideias de atividades simples, a realizar pelos pais/encarregados de educação, para que as crianças tenham a possibilidade de experienciar momentos de qualidade e amor em contexto familiar. Em pontos estratégicos de acesso viário serão instalados dois laços azuis gigantes iluminados com o slogan “Serei o que me deres que seja amor”.
O ponto alto da campanha acontece no dia 28 de abril, entre as 10h00 e as 12h30, com uma caminhada que culmina no centro da cidade (Praça Gil Eanes), onde será formado o laço azul humano com a participação de crianças e adultos oriundos das escolas, equipamentos infantis e de várias outras instituições locais, contando com suporte das forças de segurança, Bombeiros Voluntários de Lagos, Polícia Municipal e delegação de Lagos da Cruz Vermelha Portuguesa, que acompanharão o trajeto desde as instalações da CPCJ, ao longo da Avenida dos Descobrimentos, garantindo a segurança dos cerca de 1 000 participantes esperados. Ao longo do percurso serão colocados laços azuis efetuados pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lagos.
Como forma de mostrar o seu apoio a esta causa e dar-lhe a visibilidade que a mesma merece, a Câmara Municipal de Lagos irá iluminar o edifício Paços do Concelho Séc. XXI, com a cor azul, símbolo da campanha.