Sociedade

107 estudantes da UAlg receberam Bolsa de Excelência

Reitor Paulo Águas - Foto - UAlg
Reitor Paulo Águas - Foto - UAlg  
A Universidade do Algarve realizou a 13ª edição das Bolsas de Excelência, numa sessão pública que decorreu, no passado dia 6 de fevereiro, no Grande Auditório Caixa Geral de Depósitos, no Campus de Gambelas. No ano letivo de 2024/2025, foram atribuídas 107 Bolsas de Excelência, que pagam integralmente a propina do 1.º ano de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado, fixada em 697 euros.

PUB

Segundo nota da Universidade do Algarve, esta edição contou com a participação de 57 empresas e entidades e um apoio monetário de 74.579 euros. Desde o seu início, no ano letivo 2012/13, a iniciativa já premiou 774 estudantes, totalizando um apoio de mais de 626.560 euros. 

Todos os alunos que ingressaram na Universidade do Algarve (UAlg) através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior em primeira opção, com nota de candidatura igual ou superior a 17 valores, foram premiados com uma bolsa de excelência. Nos termos do regulamento, também foram seriados para atribuição de Bolsa os estudantes colocados com a melhor nota, no respetivo curso, que ingressaram com uma nota de candidatura igual ou superior a 15 valores. 

O reitor Paulo Águas, agradeceu aos estudantes a escolha da academia algarvia, para prosseguirem os seus estudos, recordando que a UAlg tem vindo a recrutar nos últimos cinco anos mais de 1500 estudantes, na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, ou seja, mais de 90% das vagas disponíveis, apresentando também neste período de tempo uma ocupação superior média nacional, sendo que neste ano letivo 95% das vagas foram ocupadas na 1ª fase. Estes resultados são, no seu entender, uma prova da confiança dos estudantes e das famílias. 

Dirigindo-se aos estudantes, incentivou-os a lutarem pelas suas causas e a não ficarem indiferentes. “Reflitam bem, não deixem de ser jovens, acreditem naquilo que são e no que podem ser, tenham paixão, é muito importante estudar, mas também é muito importante crescer como cidadãos.” Além do estudo, na sua opinião, existem valores que são  muito importantes: o humanismo, a integridade e a seriedade. “O mundo é muito competitivo, mas essa competitividade não nos dever impedir de fazer tudo o que é de bom.” O reitor agradeceu, uma vez mais, às empresas, que apoiam este projeto.   

A terminar referiu-se ao efeito de "contágio" que os estudantes premiados devem ter, impelindo-os a contagiar os seus colegas para o bom desempenho escolar. Mas, acima de tudo, deixou um incentivo: “sejam muito felizes e façam os outros felizes"!