Sociedade

Cerca de 60 confrades estiveram na 1ª Gala do Caldeirão

 
A Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão realizou no passado dia 8 de fevereiro, a 1ª Gala do Caldeirão em São Brás de Alportel, onde reuniu ao longo do dia mais de uma centena de pessoas.

PUB

Durante a cerimónia oficial, que teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel, foram entronizados 4 novos confrades efetivos e 1 novo confrade de honra e atribuídos os 20 selos de qualidade 2025 da confraria que distinguem todos os produtores, artesãos, estabelecimentos, espaços museológicos, eventos e espaços culturais e naturais da Serra do Caldeirão, «que contribuem para a defesa e promoção das tradições culturais, históricas e gastronómicas deste território, destaca nota divulgada.

O Grão-Mestre Gonçalo Mesquita afirma que, “tem que se distinguir e diferenciar tudo e todos os que representam a genuinidade da nossa Serra do Caldeirão. Temos a obrigação de promover quem trabalha na promoção da verdadeira cultura tradicional e gastronómica do interior algarvio. Pretendemos com esta iniciativa, demonstrar que vale a pena investir no interior da região e manter o legado deixado pelos nossos antepassados. O Algarve segue uma tendência nacional da descoberta de um país interior procurado cada vez mais por quem nos visita. Não nos cingimos somente ao sol, praia e golfe. Estamos num dos epicentros da Dieta Mediterrânica que, aliando à hospitalidade, à nossa geografia ímpar e única e essencialmente à riqueza diversificada da nossa gastronomia, faz com que estejamos num dos locais mais versáteis e procurados do turismo mundial”.

O dia terminou com um jantar serrano que reuniu cerca de 60 confrades de toda a região onde não faltou o jantar de grão, feijoada de javali, papas de milho com toucinho e doçaria regional, regados com vinho algarvio e aguardente de medronho.

Em 2026, será realizada a 2ª edição da Gala do Caldeirão onde serão entregues novos selos de qualidade da confraria, garante a organização.