A autarquia considera que a política local de juventude deve ser inclusiva, abrangente e próxima da realidade das gerações mais novas. "O PEJ procura refletir as necessidades e expectativas da juventude lagoense, estando alinhado com os seus principais interesses e desafios. Durante a sua elaboração, foram recolhidas sugestões e propostas, que permitiram a construção de um documento estratégico e integrado", explica a entidade.
As principais preocupações identificadas pelos jovens incluem a cidadania e participação cívica, a cultura, o desporto e o bem-estar, a educação, o emprego e o empreendedorismo, a habitação e mobilidade, a informação e o diálogo, e a saúde mental. A proposta final do plano abrange sete áreas prioritárias, definidas em eixos de intervenção.
O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, sublinha a importância deste projeto, afirmando que "Este Plano Estratégico Municipal da Juventude é um marco importante para o nosso concelho. A sua construção foi um exercício de escuta ativa, onde a voz dos jovens foi determinante para que as políticas públicas se aproximassem das suas reais necessidades. O objetivo é criar um futuro mais justo, sustentável e promissor para todos os jovens de Lagoa, incentivando a sua participação ativa na sociedade e no processo de construção do nosso município."
O PEJ e o plano de ação para 2025-2026 estão disponíveis para consulta pública, através do site da Câmara Municipal de Lagoa, em www.cm-lagoa.pt.