A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) irá testar a resposta num cenário fictício de acidente ferroviário grave, envolvendo matérias perigosas, que ocorrerá no terminal de passageiros da Estação de Tunes, no concelho de Silves, esta sexta-feira, a partir das 22:20 horas, através do exercício “Ferroex_Alg.II´23”.
É o segundo teste ao Plano Prévio de Intervenção (PPI) da ANEPC, tendo o primeiro ocorrido, no dia 26 de abril de 2022, em Faro.
O exercício conduzido pelo Comando Regional do Algarve da ANEPC, conta com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil de Silves, que irá testar a resposta no acolhimento de passageiros ilesos e informação às famílias, em coordenação com os serviços de ação social e a CP.
No local será instalado um Posto de Comando Operacional. Além da ANEPC, participam no exercício a Infraestruturas de Portugal (IP), a CP - Comboios Portugal, a Takargo-Transporte de Mercadorias, S.A e a Atlantic Cargo, que testam a capacidade de resposta interna a emergências em articulação com os meios dos Corpos de Bombeiros da região, da Guarda Nacional Republicana e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).