Cultura

Biblioteca Municipal de Loulé expõe "Mário Dionísio - O poeta, o pintor e o mundo"

Foto - CM Loulé
Foto - CM Loulé  
Vai estar patente ao público até ao dia 22 de março, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, a exposição "Mário Dionísio - O poeta, o pintor e o mundo", que recorda uma das personalidades multifacetadas da cultura portuguesa.

Mário Dionísio nasceu em Lisboa, a 16 de julho de 1916, e faleceu na sua cidade natal, em 17 de novembro de 1993. Licenciou-se em Filologia Românica, em 1940, na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Foi professor do ensino liceal/secundário e, depois da Revolução dos Cravos, da Faculdade de Letras.

Comunicado do Município de Loulé, explica que Mário Dionísio «desempenhou um papel importante na teorização do Neorrealismo, movimento literário que, pelas décadas de 40-50, à luz do materialismo histórico, valorizou a dimensão ideológica e social do texto literário, enquanto instrumento de intervenção e de consciencialização e alcance do movimento neorrealista».

Sensibilizado pela pintura, não só pintou como lhe dedicou alguns livros, como por exemplo “A Paleta e o Mundo”. Enquanto pintor, usou os pseudónimos de Leandro Gil e José Alfredo Chaves. Participou em diversas exposições coletivas, tendo em 1989 realizado a sua primeira exposição dedicada em exclusivo à sua pintura.