Segundo o Município de Albufeira, em nota divulgada, a participação na palestra é gratuita, mas carece de inscrição prévia, limitada à disponibilidade da sala, devendo ser efetuada até ao dia 21 de janeiro (terça-feira) para o email: silvia.bastardinho@cm-albufeira.pt. Para mais informações ligue para o número: 289 599 692.
Falar com os pais, os alunos, partilhar dicas e sugestões, deixar ideias e mostrar como se pode no dia-a-dia desenvolver raciocínio matemático sem números nem cálculo é uma parte do que se faz na palestra que visa incutir nos alunos o gosto, a motivação e o sucesso na disciplina de matemática.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que também é professor de matemática, sublinha que “a matemática não tem que ser um bicho papão, com muitos alunos a sentirem enormes dificuldades e a obterem péssimos resultados, não só a nível nacional mas também nos rankings internacionais. É fundamental encontrar estratégias para melhorar a aprendizagem e desenvolver competências matemáticas que contribuam para diminuir o insucesso dos alunos, o que irá fazer toda a diferença não só a nível escolar, mas, também, futuramente na sua vida profissional” conclui.
Inês Cruz é licenciada em Matemática pela Universidade do Porto, professora de matemática a lecionar desde 2000, colaboradora com a Porto Editora desde 2014, na criação de conteúdos para a Escola Virtual e autora de dois manuais de exercícios para o 8.º e o 9.º ano, tem o curso de Programação Neurolinguística (PNL), é criadora do projeto “À Conversa Com …” e do blog: inesferreiracruz.wixsite.com/blog.
Refere a autora que “o (in)sucesso na matemática não depende só dos professores, das escolas e dos alunos … depende também de nós pais … e em conjunto, reunindo esforços, pode ser simples melhorar competências matemáticas que farão diferença na sala de aula”.