A equipa “Os Cágados” da E.B. 2,3 Júdice Fialho, de Portimão, obteve o segundo lugar no concurso de âmbito nacional Mini COP, enquadrado no âmbito da Viagem pelo Clima, com o projeto “Máquina compensadora de plástico”, tendo a cerimónia de entrega de prémios decorrido no passado dia 22 de novembro, em Lisboa.
Segundo resume nota da autarquia de Portimão, numa primeira fase, participaram na iniciativa mais de 400 alunos do 9º ano de 16 escolas dos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Portimão, que apresentaram ideias para tornar o seu município mais sustentável, enquanto a segunda fase teve como mote “Um País mais verde”.
O projeto, que recebeu um total de 166 ideias, visa contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente em temas como a economia circular, a água, a energia, a biodiversidade, a mobilidade, os resíduos ou a proteção dos oceanos, tendo o pódio sido liderado pela E.B. D. Afonso III, de Faro, enquanto a Escola Secundária D. Sancho I, de Famalicão, ficou em terceiro lugar.
Inspirada no processo negocial da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a Mini COP teve como propósito sensibilizar para a cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável.
A iniciativa é do Cooler World – movimento rumo à neutralidade carbónica criado pela Get2C, consultora especializada em alterações climáticas que conta com o apoio do Fundo Ambiental, entre outras entidades, no sentido de mobilizar a sociedade portuguesa para a urgente transição climática, conclui a mesma nota.