Cultura

Palestras e concerto de acordeão vão assinalar 25º aniversário do Museu de Albufeira

Foto - CM Albufeira
Foto - CM Albufeira  
No próximo dia 20 de setembro, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira assinala o seu 25º aniversário com um programa para todos os públicos.

Integradas no programa comemorativo, constam também as Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Rotas, Redes e Conexões”. O programa arranca às 10h30, na Escola EB1, 2 e 3 da Guia com uma palestra intitulada "Portugal 1939-1945 - Refugiados e Espiões” e à tarde, no Museu, o tema da palestra é "Portugal 1939-1945 - Rotas, Redes e Conexões", ambas por Carlos Guerreiro, jornalista, investigador e escritor. Segue-se um recital por Gonçalo Pescada sendo posteriormente inaugurada uma exposição sobre os 25 anos do Museu Municipal de Arqueologia, revela nota divulgada da autarquia de Albufeira.
 
O mesmo investigador abrirá o programa da tarde, no Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, às 18h00, com outra palestra, intitulada "Portugal 1939-1945 - Rotas, Redes e Conexões", subordinada ao tema das Jornadas Europeias do Património deste ano.
 
Segue-se às 18h30 um recital de acordeão, bandonéon e accordina, por Gonçalo Pescada e quando forem 19h00, inaugura-se a exposição “25 Anos do Museu Municipal de Arqueologia” de Albufeira.
 
O Museu Municipal de Arqueologia encontra-se no núcleo antigo da cidade, no edifício onde funcionou, até ao final da década de 80, a Câmara Municipal. Integra a Rede Portuguesa de Museus desde 2003 e a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007. Dispõe de áreas de estudo, conservação, restauro e armazenamento de materiais, para além de uma biblioteca temática.
 
As peças estão intimamente ligadas à história de Albufeira, desde as suas origens mais remotas até ao século XVII, subdividido em quatro grandes núcleos: pré-história, período romano, período islâmico e idade moderna. O acervo principal foi reunido pelo Padre José Manuel Semedo de Azevedo nos anos 50-60 do século passado e integra um vaso neolítico, um conjunto de elementos arquitetónicos e de artefactos da Villa Romana da Retorta, necrópole do Morgado da Lameira e da Antiga Igreja Matriz de Albufeira, entre outros, conclui a mesma nota.