Cultura

Mákina de Cena regressa aos palcos algarvios com “Pé de Laranja Lima”

 
O clássico da literatura infantojuvenil, “Meu Pé de Laranja Lima”, dá o mote para a nova criação teatral da estrutura louletana que estreia no próximo dia 26 de setembro, no Cineteatro Louletano.

A adaptação aos palcos desta obra da literatura brasileira, escrita em 1968 por José Mauro de Vasconcelos, parte da vontade da encenadora, Carolina Santos, de dar vida às histórias que marcaram a sua infância e juventude.
 
“Não me lembro do primeiro livro que li, mas guardo uma viva memória da primeira vez que chorei a ler: tinha 13 anos e estava a meio de “O meu pé de laranja-lima”, de José Mauro de Vasconcelos. Foi aí que percebi o poder da leitura e da elasticidade que tem o nosso imaginário. Quantos não sentiram as suas primeiras lágrimas-de-leitor (ou espetador) com “O Meu Pé de Laranja Lima”, uma das obras maiores da literatura brasileira, e quantos não haverá – por mais que nos custe a aceitar - que ainda hoje se reveem nela.” refere a encenadora e codiretora artística da Mákina de Cena.
 
Com esta nova criação, a estrutura sediada em Loulé, prossegue com o seu propósito de capacitação e profissionalização de uma nova geração de atores algarvios, apresentando um elenco totalmente composto por atores oriundos ou residentes na região, dois deles provenientes do recém revitalizado SinCera – Grupo de Teatro da Universidade do Algarve.
 
O espetáculo estará em exibição no Cineteatro dias 26 e 27 de setembro pelas 21h00 para público em geral e, dia 27 às 10h30, numa sessão especial para escolas. Os bilhetes para as sessões da noite têm o custo de 5 euros e poderão ser adquiridos na bilheteira do Cineteatro Louletano ou em www.bol.pt. 
 
Já em outubro, Pé de Laranja Lima ruma a Faro para 3 sessões no IPDJ nos dias 2 e 4 de outubro pelas 21h30 e no dia 3, às 18h30. Os bilhetes para estas datas deverão ser reservados através do email: geral@makinadecena.com.