Carlos Ludovico, líder do PSD Alcoutim e vereador na Câmara, diz que os alcoutenejos foram enganados relativamente ao projeto da ponte Alcoutim-Sanlúcar.
Num comunicado do partido, o vereador começa por dizer que nos últimos anos, "foi público" o compromisso do anterior Governo em avançar com a ponte, "concretizando, desse modo, um anseio antigo dessas populações raianas" e que o PSD "concordou e saudou a iniciativa". Para esse efeito, o Governo anterior decidiu inscrever a obra no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um prazo de conclusão até 2026, sob pena do financiamento não se realizar.
Apesar de aparentemente estarem reunidas as condições para que o projeto pudesse avançar, o social democrata refere que "soube-se nos últimos meses, que a obra não tem o acordo de Espanha, que tem de assumir os encargos referentes às ligações rodoviárias em território espanhol".
Com o impasse, o vereador explica que a obra está em risco, "não passando atualmente de uma boa intenção, sem qualquer garantia". Carlos Ludovico, fala de "um grande berbicacho", que conforme refere, "resulta de uma forma impreparada de tratar assuntos públicos ao mais alto nível".
O representante do PSD, diz, contudo, confiar que o atual Governo obtenha o acordo de Espanha, "mas ninguém espere milagres". Da parte do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, há a garantia que o assunto é prioritário, mas "ao contrário de outros, não pode prometer algo que não depende exclusivamente dele", conclui.