Fala-se muito em maturidade, mas nem sempre se compreende muito bem o que essa palavra quer dizer.
Para que se perceba na prática o significado de ser uma mulher madura, vamos listar as principais características fornecidas pela revista Melhor com Saúde.
Antes de mais, registe que, na posição dos especialistas em terapia de casal, muitas relações não são duradouras devido à falta de maturidade dos parceiros.
Há entendidos que apontam, inclusive que, o sucesso de uma relação que se prolonga no tempo é o grau de maturidade da mulher, na medida em que esta é capaz de conduzir o relacionamento para um sentido mais estável e positivo e que é isso que a maioria dos homens procura!
Para que não restem dúvidas, confira as principais características de uma mulher madura tendo sempre em conta que, não se trata de uma regra infalível, mas sim de pontos de orientação.
1. Consciência financeira
As mulheres maduras não predem tempo com gastos aleatórios ou com uma idealização das suas despesas e do emprego. Estas mulheres já com alguma experiência, empenham-se no mundo profissional e assumem responsabilidades com maior consciência financeira. Estas senhoras estão sempre apostadas em encontrar novas formas de investir o seu dinheiro para evitar os gastos excessivos, pelo que selecionam muito bem o que precisam e o que querem comprar de acordo com as suas possibilidades.
Com todo este cuidado que nunca se esgota, uma relação com uma mulher madura, por norma, passa por menos dificuldades financeiras e por um maior equilíbrio orçamental.
2. Responsabilidade
A mulher madura é consciente das suas responsabilidades e pondera muito bem a forma de alcançar os seus objetivos para evitar perdas de energia e erros desnecessários.
Por norma, não perde tempo com situações que não merecem a sua atenção e, pelo contrário, dedica-se mais à sua profissão, à pessoa que ama e ao seu tempo de lazer.
3. Planeamento
A mulher madura não vive apenas o momento presente, já que precisa de fazer um planeamento detalhado das suas atividades, despesas, compromissos e daí por diante. Nessa medida, faz planos alargados para a semana, para o mês e para o ano. Quando esta qualidade é aplicada à relação amorosa, o casal faz planos de futuro e logo, aumenta o prazo de validade da convivência a dois.
4. Demonstração de sentimentos
Além de expressar os seus sentimentos, a mulher madura sabe ter responsabilidade emocional e afetiva em todas as suas relações. Consegue dizer clara e abertamente o que pensa e o que sente a quem ama e, ao mesmo tempo, consegue receber os sentimentos do outro porque, geralmente, é empática e carinhosa.
5. Estabilidade
A maioria das mulheres prefere uma vida estável, seja em âmbito financeiro, emocional ou amoroso, para isso, procuram estabilidade e maturidade e responsabilidade no seu parceiro e nas pessoas com quem convivem de uma forma mais profunda e afetiva. Com esta postura, a mulher madura torna-se numa boa conselheira, confidente, amiga, parceira e aquele apoio que muitas pessoas apreciam e agradecem. Geralmente são mulheres tranquilas e inteligentes.
6. Comunicação
As mulheres maduras não estão preocupadas com o que os outros pensam a seu respeito, já que, as críticas negativas e destrutivas não fazem parte do seu grupo de amigos ou familiares. Para estas senhoras, o que importa é a sua aceitação pessoal e sentirem-se bem com as suas escolhas, não o que os outros comentam ou pensam a seu respeito.
7. Gostam de estar sozinhas
O primeiro requisito para ser uma mulher madura é, na posição dos entendidos, o prazer de estar sozinha; de estar consigo mesma. Neste sentido, estas mulheres apreciam a solidão, muito embora gostem muito de estar com o seu parceiro e com os amigos, no entanto, reservam sempre um tempo diário para esse importante encontro pessoal. É nesses momentos que “alinham” os pensamentos e que se preparam para enfrentar a vida, as pessoas e as situações.
8. Autonomia na resolução de problemas
É claro que a opinião do parceiro é muito importante, e as mulheres maduras sabem valorizar a importância da opinião de quem está fora do contexto ou situação. No entanto, a última palavra é sempre delas. Para isso, vão à procura da resposta, conversam com quem sabe mais do que elas no sentido de pedir ajuda para resolver o problema. São mulheres ativas que não ficam à espera que a solução lhes caia do céu.
9. Consciência das suas virtudes e defeitos
As mulheres maduras estão num processo constante de autoconhecimento, pelo que, têm mais facilidade em aceitar a sua personalidade; os seus defeitos e virtudes.
É evidente que, essa segurança e conforto pessoal não impede que estas mulheres vivam desilusões e frustrações, contudo, sabem lidar melhor com as adversidades porque as consideram parte integrante da vida e das relações com os outros. Por norma, são mulheres que ponderam muito bem os seus atos, que sabem reconhecer os erros e que se preparam para seguir em frente, mas assumindo o que correu mal e que se pretende melhorar. Ao mesmo tempo, não têm problemas em exteriorizar o que estão a sentir, mesmo que sejam emoções negativas.
10. Amor à liberdade
Estas mulheres são bem resolvidas e gostam de se cultivar, de aceitar e assumir as suas potencialidades. Apreciam a vida em liberdade, as suas escolhas conscientes, maduras e responsáveis, mas também gostam daquilo que lhes alimenta a alma e a alegria de viver. Gostam de estar numa boa companhia, de fazer uma loucura e de alimentar sonhos realistas. Para isso, vivem cada momento com toda a intensidade que lhes é permitida!
Fátima Fernandes