Política
Legislativas: Cabeça de lista do Bloco esteve em Alvor onde deu atenção às respostas sociais
José Gusmão, cabeça de lista do Bloco de Esquerda, por Faro, nas próximas eleições legislativas, esteve em Alvor, onde defendeu o desenvolvimento urgente de uma rede pública de lares e creches gratuitos. O candidato visitou as instalações do Lar e Centro de dia de Alvor, e da Creche, tendo reunido com o provedor Mário de Freitas, que, conforme avança nota do Bloco, deu conta das dificuldades que estas instituições enfrentam.
Para José Gusmão, a pandemia e as medidas restritivas tornaram «ainda mais evidentes as enormes carências ao nível de equipamentos e meios humanos qualificados para o apoio aos idosos, seja na vertente dos lares, seja no apoio à vida independente».
O partido faz saber que o provedor referiu a falta de profissionais qualificados e a necessidade de uma relação mais construtiva com a Segurança Social. Também ao nível das creches, foi confirmada a falta de respostas existentes com Mário Freitas a dar conta à delegação do Bloco de Esquerda, de uma lista de espera superior a 200 crianças. José Gusmão afirmou que «não vale a pena lamentar a baixa taxa de natalidade quando se insiste manter uma carência tão grave ao nível das creches e pré-escolar».
O candidato do Bloco reforçou ainda que os equipamentos sociais de apoio no princípio ou no fim da vida são uma condição determinante de igualdade e justiça social, sendo «um pilar do Estado social, que continua por construir, e que pode ser uma enorme fonte de criação de emprego e um fator de coesão social e territorial», defendeu.