A Escola Básica D. José I, em Vila Real de Santo António, recebeu um apoio financeiro de 5.1 milhões de euros com vista à modernização e reabilitação das infraestruturas e equipamentos.
Esta foi uma das quatro escolas do Algarve contempladas com verbas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e faz parte do programa de recuperação e reabilitação de escolas, celebrado entre o Governo da República Portuguesa e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, num investimento total de 26 milhões de euros, para 4 estabelecimentos de ensino selecionados: a EB José de Jesus Neves Júnior (Faro), EB Manuel do Nascimento (Monchique); EB de Ferreiras (Albufeira) e EB D. José I (Vila Real de Santo António).
O ato de assinatura dos contratos de financiamento decorreu na quarta-feira, em Monchique, com a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, a EB D. José I, foi inaugurada em 1991, «mas nunca recebeu obras substanciais, pelo que necessita agora de uma remodelação total».