Desporto

Frederico Silva atinge 40.ª final da carreira no Vale do Lobo Open III

 
Frederico Silva está imparável no Algarve e uma semana depois de completar o hat-trick de títulos em 2024 garantiu novamente o acesso a uma final na Vale do Lobo Tennis Academy. Em sentido contrário, Pedro Araújo falhou a repetição da decisão de há uma semana antes de arrecadar o título de pares no Vale do Lobo Open III, o ITF M25 organizado pela Federação Portuguesa de Ténis até este domingo.

Frederico Silva (384.º ATP) carimbou a quinta final da temporada ao superar o espanhol John Echeverria (722.º) com os parciais de 5-7, 6-3 e 6-3.
 
O português de 29 anos reagiu da melhor forma ao primeiro parcial perdido em cerca de uma hora e até se conseguiu impor fisicamente ao adversário de 22 anos, conhecido por ir a todas as bolas e nunca desistir. No final, celebrou ao cabo de 3h12 o encontro mais longe da quinzena e o 51.º sucesso do ano.
 
Frederico Silva continua, deste modo, à procura do inédito feito pessoal de arrecadar dois títulos em duas semanas consecutivas e para isso terá de vencer novamente o belga Gauthier Onclin, primeiro cabeça de série (264.º), a quem derrotou nos quartos de final da semana anterior e na final da Beloura, em meados de outubro.
 
A conclusão dos torneios no Sul do país será a 40.ª final da carreira de Frederico Silva (é um recordista nacional em finais internacionais) e caso volte a erguer o troféu maior alcançará a marca redonda dos 20 títulos e o top 300 ficará ao virar da esquina.
 
O derradeiro encontro em Vale do Lobo tem início marcado para as 11 horas. Para Onclin será a 22.ª da carreira (21.ª a nível ITF) e o sexto da época, terceira em Portugal depois das duas consecutivas cedidas na Beloura.