O Hotel Alísios, em Albufeira, recebeu, na quarta-feira, dia 20 de novembro, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da AHETA - Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve para o triénio 2025–2027.
Na ocasião, estiveram presentes diversas individualidades ligadas direta e indiretamente ao turismo. A representar o Governo esteve o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Coube ao presidente da Assembleia Geral da AHETA dar início aos discursos. Mário Ferreira lembrou os vários problemas que “tardam em encontrar resposta por parte dos sucessivos governos”, como a escassez de água, a falta de transportes públicos, de cuidados de saúde, entre outros.
Apesar disso, “o Algarve persiste em somar bons recordes de resultados turísticos, em todos os indicadores de referência. É caso para perguntar como seriam esses indicadores, se fosse implementado e concretizado um plano estratégico de investimentos para o Algarve que resolvesse esses problemas”, referiu.
No seu discurso de tomada de posse para um segundo mandato na presidência da direção da AHETA, Hélder Martins começou por fazer um balanço do trabalho realizado pela associação nos últimos três anos. “Foram três anos muito intensos. Trabalhámos com muito rigor, com muita alegria e com muita satisfação, em prol dos nossos associados e, no fundo, do turismo do Algarve”.
O responsável fez questão de manifestar o seu “orgulho por termos aqui hoje a quase totalidade das associações empresariais. Isso é bom, porque temos de estar unidos, na defesa do que é o nosso objetivo”.
Além da parceria com outras associações, Hélder Martins realçou igualmente a importância da colaboração estreita entre a AHETA e a AMAL, esperando que, neste mandato, “possamos desenvolver com os presidentes de câmara do Algarve um conjunto de trabalhos fundamentais”.
Entre as várias metas que a AHETA tem para o futuro está a “aposta na formação dos profissionais do setor, para melhorar a nossa oferta”, estando, para tal, a preparar projetos nesse âmbito.
Ainda em matéria de recursos humanos, o responsável associativo apelou à necessidade de se criar ferramentas que permitam aos empresários proporcionar alojamento aos funcionários que vêm de fora.
Outra questão que considera premente está relacionada com as requalificações de alguns hotéis com 40 ou 50 anos situados em locais estratégicos, cuja concretização “requer financiamentos do Turismo de Portugal, que esperamos que venham a ser viabilizados”.
O dirigente associativo espera também conseguir, “em conjunto com os meus colegas das outras associações”, a “uniformização da taxa turística”, para deixar de haver critérios diferentes de aplicabilidade entre os municípios.
Hélder Martins anunciou que está a ser organizado, com o KIPT da Universidade do Algarve, “um grande evento de celebração dos 30 anos da AHETA”, que acontecerá a 29 de maio de 2025, no Palácio de Congressos do Algarve, nos Salgados.
Também convidado a discursar, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, disponibilizou-se “para estar sempre ao lado da AHETA naquilo que for preciso, porque é extremamente importante discutirmos estratégias com quem tem um conhecimento mais profundo do setor”.
No uso da palavra, o secretário de Estado do Turismo renovou votos de muito sucesso aos novos órgãos sociais da AHETA, enfatizando que “as associações têm um papel insubstituível que é o de olhar para o interesse das empresas e dos empresários de um mesmo território”.
Para Pedro Machado, é “às empresas e aos empresários que Portugal deve este momento de afirmação, de reposicionamento e de competitividade a nível internacional”, a par da “consistência, da previsibilidade e da política pública que o país assumiu há décadas” para a indústria do turismo.
A cerimónia ficou marcada por um minuto de silêncio em homenagem a Elidérico Viegas, recentemente falecido, o qual presidiu a AHETA desde a sua fundação, em 1995, e até 2022.
A AHETA tem atualmente mais de três centenas de associados das mais diversas áreas ligadas à atividade turística na região.
Os órgãos sociais da AHETA para o triénio de 2025–2027 são assim constituídos:
Assembleia Geral
Presidente: Mário Ferreira, PG Hotels & Resorts, Lda.
Vice-Presidente: Maria do Rosário Ribeiro, Vila Galé S.A.
Secretário: José Emídio, AGT, S.A.
Orlando Lopes, Mogal, Inv. Tur Hoteleiros S.A.
Direção
Presidente: Hélder Martins, Pedras d’el Rei, Gestão e Turismo, S.A.
Vice-Presidente: Joel Pais, Solverde, S.A.
Vice-Presidente: Jorge Beldade, Minor Hotels Portimão, S.A.
Vice-Presidente: José Vila-Nova, Vila Vita Parc, Lda.
Vice-Presidente: Martinho Fortunato, Marlagos, In. Turísticas, S.A.
Vice-Presidente: Pedro Lopes, Salvor, S.A.
Vice-Presidente: Reinaldo Teixeira, Garvetur, Ag. Imobiliária, S.A.
Vice-Presidente: Sérgio Leandro, SGEHR, Soc Gestora e Exp. Hotéis e Resorts, S.A.
Vice-Presidente: Teresa Bispo, Pedra dos Bicos, S.A.
José Carlos Leandro, Alísios II, Imob. Turismo, S.A.
José Queiroga Valentim, Pedras da Rainha, At. Turísticas, S.A.
Carlos Viegas, Sociedade Turística Vasco da Gama, S.A.
Conselho Fiscal
Presidente: Francisco de Moser, Details Hotels & Resorts, S.A.
Vice-Presidente: Rui Justo, Balvil Gestão Emp. Turísticos Lda.
Secretário: Rui Costa, Alboltur, Soc. Hoteleira Lda.