Uma decisão tomada na ultima reunião da AMAL e que hoje foi divulgada à imprensa.
A AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, aprovou, por unanimidade, a introdução de uma taxa a cobrar aos turistas na região, que terá um valor igual em todos os 16 municípios e cujas receitas serão geridas por cada uma das autarquias, em prol do desenvolvimento dos concelhos algarvios.
Brevemente serão definidos o valor e o número de dormidas dos turistas abrangidas pela taxa.
De acordo com a AMAL, pretende-se que a taxa agora aprovada, "seja introduzida o mais rapidamente possível, mal esteja aprovada a necessária regulamentação, que irá ser preparada em próximas reuniões".
A taxa será implementada de acordo com um regulamento comum, que será validado nas assembleias municipais e irá a consultas públicas.
Jorge Botelho, presidente da AMAL, entende que “é prematuro avançar com uma data exata para a entrada em vigor, mas é uma realidade e uma novidade, o Algarve vai ter uma taxa turística”. As receitas serão geridas por cada um dos 16 municípios que as irão cobrar, sendo que “será, com certeza, em benefício da região e do desenvolvimento dos concelhos algarvios. Receitas a aplicar, nomeadamente, em infraestruturas ligadas aos setores do turismo e da cultura, tendo como objetivo combater a sazonalidade e promover a qualidade do destino turístico que é o Algarve”, acrescenta Jorge Botelho.