O primeiro momento teve lugar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Estômbar, instituição à qual José Bentes Camarinha dedicou largas décadas da sua vida enquanto Provedor (1995-2015). Ali foi descerrada uma placa evocativa em sua memória e na de José Francisco Barroso, que exerceu funções como vice-provedor entre 1995 e 2017.
A autarquia diz em nota divulgada que, durante a cerimónia, "familiares, amigos, colaboradores e representantes da Misericórdia recordaram o contributo ímpar destes dois homens para a revitalização da instituição, nomeadamente a reabilitação da Igreja da Misericórdia, a criação da Unidade de Cuidados Continuados e do Centro de Dia".
O segundo momento da homenagem aconteceu no jardim municipal de Estômbar, onde foi descerrada a placa que oficializa a nova designação do espaço como Jardim Municipal José Bentes Camarinha.
O presidente da Câmara Municipal de Lagoa disse na ocasião que, "Os homens apenas alcançam a imortalidade através dos seus atos, e estamos perante dois exemplos de dedicação e serviço público que marcaram, de forma profunda, a vila de Estômbar."
Vítor Santos, atual provedor da Misericórdia de Estômbar, sublinhou que, mesmo ausentes fisicamente, tanto José Bentes Camarinha como José Francisco Barroso "continuam vivos em cada uma das paredes desta instituição".