Sociedade

Tavira cumpre tradição com Missa no dia do Pai e Procissão do Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa

A Santa Casa da Misericórdia de Tavira quer manter viva a tradição e prepara-se para realizar a Missa do dia de São José, dia do pai e a Procissão do Enterro do Senhor na Sexta -Feira Santa.

PUB
 
Como “manda a tradição”, a Igreja da Misericórdia vai celebrar a Missa no dia 19 de Março, data alusiva a São José, e a Procissão do Enterro do Senhor na Sexta-feira Santa.
 
Esta Procissão é considerada como “o acontecimento mais importante na cidade de Tavira desde o Século XV e, mais uma vez irá sair às ruas da cidade.
 
Inicialmente a procissão saía do convento de São Francisco, em Tavira.
 
Com a morte do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, Valentim Themoteo Mendonça e Veiga, em 1808, é atribuída uma herança à Santa Casa com a condição da Igreja da Misericórdia fazer a Procissão na sexta-feira Santa.
 
Após a Implantação da Republica, em 1910, e por ter sido um estado laico, a Santa Casa da Misericórdia foi proibida de realizar cerimónias religiosas. A Procissão passa então a ser tratada por um grupo de senhoras da cidade que pediram autorização para a fazer.
 
Quarenta anos depois, por iniciativa do padre da época, a Procissão passou a sair da Igreja de Santa Maria na parte da tarde.
 
Com a tomada de posse de uma nova Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Tavira em 1985, a cargo do Provedor José de Castro e Sousa, a Igreja da Misericórdia é restaurada e retoma a tradição de realizar a Procissão do Enterro do Senhor, durante a noite, tradição essa que se mantém até aos nossos dias.