O projeto, centrado em duas temáticas "Raízes e Identidades" (focada em minorias culturais) e "Agarra a tua água!" (dedicada às questões ambientais), tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para os perigos da desinformação e fornecer-lhes ferramentas para a reconhecerem e defenderem-se dela.
Neste sentido, a conferência “Agarra a tua água!” abordou três perspetivas diferentes sobre o consumo deste bem essencial no Algarve, mas que se completam. O encontro contou com a participação de representantes de diversas entidades, nomeadamente, José Macário Correia (presidente da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio), Teresa Fernandes (responsável pelas áreas de marketing, comunicação e educação ambiental da empresa Águas do Algarve), Manuela Moreira da Silva (professora-coordenadora no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve e investigadora no CIMA-ARNET).
Todas estas iniciativas, realizadas no âmbito deste projeto europeu, dirigem-se ao público e procuram promover uma comunidade mais informada e participativa, através de formações, debates públicos e workshops, explica nota da autarquia de Tavira.
O CLAD, coordenado pelo Goethe-Institut, conta com a participação da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Profissionais da Informação e Documentação (BAD), da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e da Cidade Velha de Bratislava.
O projeto é cofinanciado pela União Europeia, no âmbito do Citizens, Equality, Rights and Values Programme. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.