"Segurança dos medicamentos: tod@s podemos contribuir!" é o mote da próxima sessão informativa do Projeto Saúde Mental 360º Algarve, promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e apoiado pela Fundação Belmiro de Azevedo e pelos Municípios de Faro, Loulé e Olhão, enquadrada na atividade "Saúde em Dia".
A sessão decorre no próximo dia 27 de junho, pelas 15h00, no ASAS – Aldeia dos Saberes e dos Afetos, em Alte.
Segundo a organização da sessão informativa, "é necessário consciencializar a população para a importância do uso seguro dos medicamentos, assim como para o papel do indivíduo na sua promoção, nomeadamente através da notificação de suspeitas de reações adversas a medicamentos".
Margarida Espírito Santo, farmacêutica, professora na Universidade do Algarve e presidente do conselho científico da Unidade de Farmacovigilância do Algarve e Baixo Alentejo, e António Figueiredo, farmacêutico e diretor técnico da Farmácia Horta Figueiredo, localizada em Alte, irão conduzir a sessão que visa sensibilizar os participantes para o uso responsável da medicação, contribuindo ainda para a segurança do medicamento.
Investir na literacia em saúde e na capacitação das pessoas para navegarem no sistema de saúde e tomarem as suas decisões de forma responsável "contribui para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a sustentabilidade do sistema de saúde", explica Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Saúde Mental 360º Algarve.
As sessões informativas "Saúde em Dia" pretendem esclarecer a população algarvia sobre temas relacionados com a área da saúde e prevenção e gestão da doença, através de uma comunicação simples e objetiva que desmitifica alguns conceitos. Para isso, contam com o apoio de profissionais de saúde e de associações de doentes associadas à Plataforma Saúde em Diálogo, que se juntam na missão de promover a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade idosa do Algarve.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.