Bora Lá

Feira do Ambiente e Vegan do Algarve terá mais de 100 expositores e 50 espetáculos

Feira do Ambiente e Vegan do Algarve terá mais de 100 expositores e 50 espetáculos
Feira do Ambiente e Vegan do Algarve terá mais de 100 expositores e 50 espetáculos  
De 20 a 22 de setembro, o Parque Municipal de Loulé, acolhe a Feira do Ambiente e Vegan do Algarve (FAVA), um evento de entrada gratuita que promete transformar a forma como se vê o consumo sustentável e ético, com mais de 100 expositores de várias áreas e um programa que inclui 50 espetáculos e atividades gratuitas.

Organizada desde 2018 pela Benfazer - Associação para o Bem-Estar Social, Ambiental e Animal, em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé, a FAVA é a maior feira plant-based de Portugal, sendo "um espaço de encontro, reflexão e celebração, promovendo um estilo de vida mais consciente, sustentável e compassivo", sublinha a associação.
 
Este ano, a FAVA inclui mais de 100 expositores em áreas como a construção ecológica, moda sustentável, cosmética natural, joalharia artesanal, mobilidade verde, alimentação vegetariana, terapias holísticas, tatuagens éticas, entre outras. Todos os expositores partilham o compromisso de apresentar produtos e serviços que respeitam o meio ambiente e os animais.
 
A edição de 2024 contará ainda com novas iniciativas, como exposições dedicadas ao impacto da fast fashion e do lixo eletrónico e o encontro Repair Café Algarve, onde os visitantes podem aprender a reparar os seus próprios objetos avariados com a ajuda de reparadores voluntários.
 
No evento, os visitantes poderão assistir a peças de teatro, circo de rua, espetáculos de dança e música, participar em palestras sobre temas como nutrição, lixo zero e construção ecológica, e ainda desfrutar de aulas de cozinha, fitness, capoeira, yoga, bricolage e upcycling.
 
Além disso, haverá atividades permanentes como massagens, um mercado de trocas de vestuário, acessórios e livros, desafios e sorteios a cada 60 minutos.
 
A FAVA integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade e o evento Parking Day, promovendo alternativas de mobilidade ativa e suave. No último dia e para celebrar o Dia Internacional Sem Carros, a feira inclui ainda atividades como uma peça de teatro sobre mobilidade e a oportunidade de experimentar a onewheel, um dispositivo elétrico inovador.
 
Para marcar o quinto aniversário, a FAVA inicia com uma apresentação que destacará os seus objetivos e parceiros, culminando numa degustação de produtos Heura, empresa dedicada à criação de alternativas vegetais aos produtos de origem animal, como almôndegas, salsichas, hambúrgueres e nuggets.
 
Na praça de alimentação juntam-se 15 restaurantes, onde os visitantes podem experimentar pratos típicos e internacionais, todos 100% plant-based. Também as aulas de cozinha terminam com uma degustação, "desmistificando mitos e provando que a alimentação à base de plantas pode ser deliciosa, saudável e criativa", explica a organização.
 
A relação entre o veganismo e a proteção ambiental é um dos pilares fundamentais da FAVA, onde "a ciência tem demonstrado que uma alimentação baseada em plantas contribui não só para a saúde humana, reduzindo o risco de doenças crónicas como diabetes e cancro, mas também para a sustentabilidade do planeta. A adoção do veganismo é uma das formas mais eficazes de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e a pressão sobre os recursos naturais", defende ainda a associação Benfazer.
 
Para mais informações, consultar o site www.fava.pt