Saúde

Equipamento inovador para reabilitar pessoas com mobilidade reduzida chegou ao Algarve

Fotos - ULSALG
Fotos - ULSALG  
O Algarve dispõe do mais recente e moderno Centro de Simulação e Adaptação Veicular do País.

O novo equipamento que se encontra instalado no Centro de Medicina e de Reabilitação do Sul (CMR Sul), em São Brás de Alportel, é destinado a pessoas com mobilidade reduzida ou incapacidade motora e permite uma avaliação clínica no sentido de promover, em contexto de simulação, as adaptações necessárias para que essas pessoas possam voltar a conduzir um automóvel de forma autónoma, segundo adianta em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Algarve (ULSALG).
 
O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Algarve, João Ferreira, referiu que “esta nova valência vai servir toda a população do Algarve, bem como as pessoas das regiões vizinhas como o Alentejo, estando aberta a todo o País, e até aos estrangeiros, que tenham essa necessidade. É um investimento que é feito no SNS para servir e atender a estas necessidades específicas das pessoas”.
 
 
Clarisse Mendes, terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, explicou que, “este simulador permite fazer uma avaliação das capacidades motoras e percetivo-cognitivas na capacidade de condução automóvel, possibilitando depois fazer um treino em simulador. Ou seja, a partir do momento em que avaliamos, no caso de uma pessoa com incapacidade, as adaptações necessárias para a condução, permite-nos posteriormente fazer um treino com essas adaptações em vários cenários e em vários circuitos (com muito tráfego, num ambiente urbano, com chuva, ambiente noturno, etc.). Portanto acabamos por ter um leque variado de cenários para um treino antes da passagem para a viatura adaptada, com as necessidades que foram avaliadas”.
 
Revela o mesmo documento, que esta nova valência contou com apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel no que respeita às obras de requalificação do espaço. Em termos de recursos humanos, o centro conta com uma equipa interdisciplinar composta por médicos fisiatras, terapeutas ocupacionais e psicólogos.
 
Numa visita ao espaço, além de João Ferreira, estiveram presentes Paulo Neves do Conselho de Administração da ULS Algarve, a vice-presidente do Município, Marlene Guerreiro, e o presidente da mesma autarquia, Vítor Guerreiro, que sublinhou a importância do investimento.
 
 
“Tendo aqui sediado o CMR Sul que é uma unidade de reabilitação exemplar e única pelo trabalho que faz, este é sem dúvida um investimento que marca a diferença e que irá possibilitar a muitas pessoas regressarem à sua vida e à sociedade sem essas limitações (no que respeita à condução), esse é o nosso objetivo, daí o investimento da autarquia na adaptação deste edifício”, frisou o autarca adiantando que “a segunda fase, que virá brevemente, será as aulas em veículo real na estrada”.
 
A entidade de saúde refere que, o equipamento é homologado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.