A cidade centenária vai novamente transformar-se num verdadeiro “Sonho de Natal” entre 29 de novembro e 6 de janeiro, recriando diversos núcleos temáticos de atração inspirados na época festiva e totalmente gratuitos.
De acordo com o Município de Portimão, mais uma vez sob o mote “Portimão – Um Sonho de Natal”, o programa arranca nesta sexta-feira, 29 de novembro, na Praça 1.º de Maio, quando pelas 16h00 o “Duende Trapalhão” animar miúdos e graúdos, acompanhado de música ao vivo com o “Tributo a Michael Bublé”.
Pelas 17h00, o Pai Natal chegará ao local para dar início a um desfile pelas ruas da cidade, com uma primeira paragem na Praça da República, onde inaugura a pista de gelo e assistirá ao primeiro espetáculo no palco de Natal “Vamos ao Circo”. Pelas 18h00, e em plena Praça da República, será ligada a iluminação natalícia, em que se destaca uma bola gigante de luzes, proporcionando um espetáculo imersivo de cor, luz e música.
Segue-se o desfile, com cerca de uma centena de figurantes, em direção à Praça Manuel Teixeira Gomes, onde será inaugurada a casa do Pai Natal, dirigindo-se o cortejo até à ao largo da antiga Lota, para a inauguração do mercadinho de Natal, que este ano tem nova localização, e da fábrica do Pai Natal, que funcionará no próprio edifício.
Até 6 de janeiro, a Câmara de Portimão destaca numa nota divulgada, que vão ser 38 dias "cheios de atrações em vários polos da cidade", para além da Praça da República, sendo uma das novidades o “Neva no Jardim”, que convida a experimentar a magia da ‘neve encantada’ no Jardim 1.º de Dezembro, num espetáculo diário, sempre marcado para as 18h00.
Outra novidade será a mudança de localização do mercadinho de Natal, que este ano passará para o largo da antiga Lota, sendo os stands ocupados por artesãos locais.
A fábrica do Pai Natal, será palco de atividades criativas e pedagógicas com várias oficinas e ateliês, a hora do conto, a confeção de bolachas de Natal, técnicas sobre como embrulhar presentes e muito mais, além do ‘Recreio de Natal’, composto por espaços de diversão e equipamentos para cada faixa etária.
Na Praça Manuel Teixeira Gomes, o cenário é a casa do Pai Natal, onde será possível tirar uma fotografia com a figura mais icónica desta época, ao passo que o comboio de Natal irá circular na ‘baixa’ de Portimão, sem esquecer o Largo da Mó, com o habitual presépio em tamanho real, e os desfiles temáticos que aos sábados percorrerão algumas das principais artérias da parte antiga da cidade, passando igualmente por Alvor a 15 de dezembro, e antes pela Mexilhoeira Grande, no dia 10.
Destaque para a programação do Palco Natal da Praça da República, que terá e espetáculos diários com performances dedicadas às artes circenses, poesia, música, dança, magia, teatro, fantoches e palhaços, protagonizados por cinco centenas de artistas, cerca de 80 por cento dos quais residentes ou naturais de Portimão, e onde se incluem os alunos de diversas escolas do concelho e grupos locais que aí poderão revelar os seus talentos.
Tradicional nesta época festiva e importante para o comércio local, haverá atividades dinamizadas ao ar livre em diferentes espaços públicos, este ano a iluminação natalícia abrange 50 locais, distribuídos pelas três freguesias de Portimão.
Todas as atividades, que nalguns casos se prolongarão até às 20h00, têm entrada livre, numa organização da Câmara Municipal de Portimão.
Este ano, as freguesias de Portimão, de Alvor e da Mexilhoeira Grande contam igualmente com um programa de animação natalícia, com destaque para a VI Feira de Natal, na zona ribeirinha de Alvor, e a 6.ª edição do “Natal na Vila”, na Mexilhoeira Grande.
Para dar maior brilho a esta época especial, também será possível conhecer o resultado da reabilitação levada a cabo pelo Município de Portimão na fonte ornamental localizada na Praça Manuel Teixeira Gomes.
Para ajudar ao clima de festa deste ano, no dia 6 de dezembro a CMTV transmitirá, em direto da antiga Lota, o popular programa “Manhã CM”, entre as 9h00 e as 11h00, com apresentação a cargo de Ágata Rodrigues e Rui Oliveira.
Nesta emissão, serão destacados os principais atrativos do “Sonho de Natal em Portimão”, bem como outros motivos de interesse, com a presença de vários protagonistas do concelho, estando convidadas todas as pessoas a assistir ao vivo às emissões.
À semelhança do que sucedeu no ano passado, o Município de Portimão vai entregar 7.350 vales de compras às crianças e jovens do pré-escolar e dos 1º, 2º e 3º ciclos de ensino do concelho, no montante de 110.250 euros.
Serão três vales com o valor unitário de 5 euros, num total de 15 euros por aluno, a distribuir pelos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho, que podem ser descontados até 28 de fevereiro de 2025 na rede de lojas e serviços aderentes.
Para além deste apoio, que integra a campanha “Valorizar o Comércio Local”, quem fizer compras entre 1 de dezembro e 27 de janeiro de 2025 nas lojas aderentes de comércio, serviços e restauração, habilita-se a ganhar vales para novas aquisições, no valor de 25, 50 e 100 euros, num total de 30.000 euros.
A campanha dirige-se a pessoas a partir dos 18 anos, que receberão cupões por cada compra de valor igual ou superior a 10 euros, habilitando-se assim aos sorteios agendados para 10 e 18 de dezembro, 15, 22 e 29 de janeiro, às 11h00, realizando-se execionalmente um sorteio no dia 8 de janeiro, em horário a definir, para atribuição de uma viatura Toyota Aygo X.
Os vencedores podem utilizar os vouchers, numa compra mínima de 5 euros, em qualquer estabelecimento aderente, até ao dia 28 de fevereiro de 2025.
As lojas participantes encontram-se devidamente identificadas com um dístico que exibe o logotipo da campanha “Valorizar o Comércio Local”, que resulta da parceria estabelecida entre o Município de Portimão a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve, a Associação Portimonense do Comércio e Serviços e a Associação Turismo de Portimão.