Sociedade

Município de Lagoa investe 2,5 milhões de euros na requalificação do reservatório das Sesmarias

Foto - CM Lagoa
Foto - CM Lagoa  
O Município de Lagoa iniciou, na semana passada, a requalificação do reservatório das Sesmarias, num investimento de 2,5 milhões de euros, cuja empreitada terá uma duração de 365 dias.

Para o Município, trata-se de uma das obras mais importantes na área da eficiência hídrica, que irá permitir aumentar a capacidade de armazenamento de água de 600 m³ para 6 680 m³, para além de dotar o reservatório com tecnologia moderna e atualizada.
 
Em nota de imprensa, a autarquia avança que o reservatório das Sesmarias, que foi construído nos anos 60, abrange uma zona de influência que contempla as zonas de Carvoeiro, Mato Serrão e Sesmarias. "Dada a antiguidade das adutoras que abastecem a infraestrutura, bem como, a pouca quantidade de reserva face à zona abastecida, ocorre com alguma frequência falhas de abastecimento com tempos que chegam a ser até 12 horas", lê-se na nota.
 
Com a substituição da conduta adutora das Sesmarias, a empreitada que está a decorrer, e com a requalificação do reservatório das Sesmarias, o Município prevê que o problema de interrupção de abastecimento de água, naquela zona do concelho, deixe de acontecer.
 
Com o aumento da capacidade de armazenamento, mesmo que ocorra uma rotura, o reservatório das Sesmarias estará preparado para continuar a abastecer todos os locais, uma vez que terá autonomia superior a 24 horas, reforça a autarquia.
 
"Esta é uma obra de extrema importância para o concelho, no que à eficiência hídrica diz respeito. Irá permitir que deixe de haver cortes no abastecimento de água, sempre que houver uma rotura. Para além de evitar o constrangimento do corte de água, irá permitir reduzir a perda da mesma", afirmou Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa.