Sociedade

Duas praias do sotavento recebem "Verão de Campeão"

 
Ao longo do mês de julho, cerca de 10 mil crianças, desde o ensino pré-primário até ao segundo ciclo, vão participar nas atividades do "Verão de Campeão", o programa da Fundação Vodafone destinado a proporcionar um verão educativo na praia, revela nota da entidade.

No total, de Viana do Castelo a Vila Real de Santo António, serão 18 as praias de norte a sul do país que, a partir desta segunda-feira, 8 de julho, e até ao próximo dia 31, recebem atividades interativas e lúdicas que incentivam a aprendizagem sobre segurança, saúde, e preservação ambiental.
 
As crianças, entre os 6 e os 12 anos, terão acesso a mensagens sobre segurança na praia, cuidados ambientais e proteção da saúde através da interação com os monitores, com a mascote do programa - a Super Onda – e com os militares do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) que ensinam, entre outras regras base, o significado das cores das bandeiras.
 
As atividades no areal incluem jogos "que sensibilizam de forma interativa para o impacto ambiental da presença humana, para a escolha de produtos para uma vida mais sustentável e para a adoção de comportamentos adequados na praia", completa a mesma publicação.
 
Desde o início do programa, em 2006, as atividades do "Verão de Campeão" - desenvolvido em parceria entre a Fundação Vodafone, a Direção-Geral da Autoridade Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação Bandeira Azul da Europa - já impactaram diretamente cerca de 350 mil crianças.
 
Praias algarvias que vão receber as atividades:25 de julho – Fuseta-Ria, Olhão e 26 de julho – Manta Rota, Vila Real de Santo António