Em nota de imprensa, a autarquia de Vila do Bispo faz saber que, começa já esta sexta-feira, 1 de outubro, o Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres.
Serão mais de 250 atividades, muitas delas gratuitas, a decorrer até terça-feira, dia 5 de outubro.
Do centro da vila ao Cabo de S. Vicente, haverá de tudo, desde sessões para observar aves e golfinhos até workshops de fotografia, passando por showcooking e desafios para crianças.
Avança a mesma fonte que, com a cegonha-preta como cabeça de cartaz da edição deste ano, o projeto Birds on the Move dará a conhecer o dia-a-dia desta ave emblemática. Para os mais novos, além das habituais atividades de descoberta da natureza, há um conjunto de atividades em torno do livro “Os Aventureiros e os Piratas da Falésia”, de Isabel Ricardo. Para além da apresentação do livro, cuja história se desenrola no festival, haverá peddy-papers e sessões de contos baseados nesta aventura.
Outra das apostas fortes este ano é a fotografia: Diogo Oliveira Photography, em parceria com a Sony, oferece dezenas de workshops gratuitos que vão desde a Astrofotografia a “Como fotografar num hydrohide”.
Como vem sendo habitual, neste festival natureza e cultura andam de braço dado. Ricardo Soares e apicultores darão a conhecer a história de Sagres através da história do mel, haverão caminhadas dedicadas à arqueologia, cultura, geologia, flora e insetos, e até uma tertúlia “Aves & vinho”.
Para explorar a ligação entre os pescadores, os consumidores e a conservação da natureza, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) convida os participantes a deliciar-se com um showcooking, fazer uma visita guiada à lota, ou assistir a uma conversa sobre pescadores e aves.
Nesta 12ª edição, a autarquia garante que, não faltarão as sempre populares saídas de barco para observar aves e golfinhos, as sessões de anilhagem de aves e os workshops de construção de caixas-ninho e comedouros para aves. E, é claro, a sempre comovente devolução à natureza de uma ave reabilitada pelo RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens.
O programa pode ser consultado online, e ainda é possível inscrever-se presencialmente a partir de 1 de outubro, no Forte do Beliche. Os interessados apenas têm que aparecer, recolher a sua pulseira e selecionar com ajuda do staff as atividades em que querem participar.
O festival é organizado pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Associação Almargem, e tem como patrocinadores de Ouro a Ventient Energy e o Intermarché de Sagres.