Castro Marim, Monte Francisco, Casas da Audiência, Praia Verde, Altura, urbanização Quinta do Sobral, Azinhal, Odeleite e urbanização Quinta da Cerca são alguns dos locais onde agora é possível depositar óleo usado, beneficiando o ambiente.
De acordo com o Município, os oleões com capacidade superior a 200 litros, possuem também um sensor de enchimento e movimento ultrassónico de última geração, com sistema de comunicações.
Graças a esta tecnologia, a autarquia refere que tem acesso à visualização em tempo real do estado de enchimento do oleão, à contabilização dos depósitos efetuados e ao acesso aos dados recolhidos numa plataforma de controlo de gestão.
Outra das novidades desta iniciativa é uma aplicação para smartphone, que qualquer cidadão pode ter no seu telemóvel, e que vai permitir o uso do oleão, consultar os locais onde os mesmos estão instalados, registar a sua chegada e receber pontos ecológicos que podem ser posteriormente transformados em ofertas.
Com este investimento, o Município de Castro Marim espera evitar que o óleo usado seja derramado na natureza e na rede de esgotos, "retirando um dos contaminantes das linhas de água, pois um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água", sublinha em nota divulgada.