Vila Real de Stº António

Fernando Pessanha

Foto - Fernando Pessanha
Foto - Fernando Pessanha  
Fernando Pessanha nasceu em Faro, em 1980, e cresceu em Vila Real de Santo António. Em 1998, já residindo em Faro, ingressou no Conservatório Regional do Algarve, onde estudou piano, formação musical e história da música durante vários anos. Em 2000 foi incorporado no Exército, onde cursou a especialidade de campanha média na Escola Prática de Artilharia, em Vendas Novas. De volta à vida civil, desenvolveu carreira como músico e compositor, registando obra na Sociedade Portuguesa de Autores.

Já na Universidade do Algarve, concluiu a licenciatura em Património Cultural, em 2010, e o mestrado em História do Algarve, em 2013. No mesmo ano lançou o seu primeiro livro, A cidade islâmica de Faro, que teve o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Câmara Municipal de Faro e da Associação Faro 1540. Regressou então a Vila Real de Santo António, onde escreveu vários livros de ensaio histórico e quatro dezenas de artigos científicos publicados em Portugal, Espanha e Marrocos, nomeadamente, no domínio da História Militar, da História Naval e da História da Expansão Portuguesa.
 
Simultaneamente, desenvolveu atividade na área da literatura e da música. Publicou romance, conto, novela e poemas em diversas antologias, marcando presença em diversos festivais literários em Portugal e em Espanha. Ao mesmo tempo, desenvolveu carreira paralela como pianista/compositor no domínio do jazz/rock contemporâneo e da música clássica minimalista. A solo ou como diretor musical da banda IN TENTO trio, compôs e gravou para vários projetos musicais, literários e cinematográficos, de onde se destacam A música portuguesa  gostar dela própria, o CD do 10º aniversário da RUA FM – Rádio Universitária do Algarve ou a banda sonora da antologia literária Tapa-Esteiro.
 
Como historiador, foi constituído investigador da Academia de Marinha, em 2022 e, no ano seguinte, concluiu o doutoramento em Património Histórico pela Universidade de Huelva, em Espanha, onde obteve a classificação máxima Cum Laude, por unanimidade, pela sua tese de doutoramento Nuno Fernandes de Ataíde, o "nunca esta quedo" - A ação do capitão de Safim no apogeu da presença militar portuguesa em Marrocos. Já em 2024 ganhou o Prémio de Ensaio Histórico da União das Freguesias de Faro com a obra O cavaleiro Rui Valente: um pirata e corsário de Faro no Algarve do séc XV. No mesmo ano foi constituído investigador doutorado integrado do CHAM – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e foi galardoado com o Prémio Defesa Nacional, instituído pelo Ministério da Defesa Nacional, pela obra desenvolvida a partir da sua tese de doutoramento. Atualmente é técnico superior de cultura na câmara municipal de Vila Real de Santo António. Continua a conciliar a sua atividade como historiador, músico e escritor a partir da foz do Guadiana.
(+) Vila Real de Stº António

Nuno Almeida

Álvaro Araújo

Ana Viegas

Amaro Antunes

Susana Travassos