Este espaço, tem como objetivo, proporcionar aos visitantes diferentes cenários, que representam uma visita a Faro com o auxílio de uma bengala, enquanto dialogam com um guia cego ou com baixa visão, revela nota do projeto.
Na última sala, ainda na escuridão total, a experiência é discutida e perguntas e curiosidades podem ser lançadas ao guia.
Os visitantes mergulham numa escuridão total, conduzidos pela voz de um guia e pelo toque de uma bengala. Sem a visão, são desafiados a caminhar por diferentes cenários que evocam lugares icónicos da cidade, usando os outros quatro sentidos para conhecer, sentir e imaginar o ambiente que os rodeia.
Este é um espaço seguro, criado com propósito: mostrar que mesmo sem ver, é possível viver – e viver bem.
Porque no escuro também há beleza, há som, há cheiro, há textura… e há vida. “A proposta do Four Senses é clara: abrir os olhos do coração e perceber que tudo é possível, mesmo quando não vemos com os olhos”, diz Ricardo Martins, coordenador dos guias da experiência, ele próprio cego e um membro da equipa que abraçou este projeto desde o início. Acrescenta ainda, que “dentro do Four Senses, as pessoas vão ser felizes, vão rir, vão chorar e vão entrar no meu mundo, onde normalmente me guiam a mim e agora vou ser eu a guiar-vos”.
Ricardo Mariano, fundador do projeto, explica: “Aqui, quebram-se tabus. Desfazem-se mitos. E nasce uma nova consciência sobre o dia a dia das pessoas cegas.” Acrescenta ainda “são poucas as oportunidades que temos para fazer a diferença na vida de alguém e esta é sem dúvida uma delas.”
O Four Senses convida todos a “ver” a cidade de Faro de outra forma. Está agora aberto ao público e promete ser um marco cultural e social na cidade. As visitas estão disponíveis de segunda a sábado entre as 10h00 e as 19h00, e são feitas em grupos no máximo de 6 participantes, durante 1 hora.
“Vamos mostrar que há muito para ver quando aprendemos a olhar com a alma. Porque a vida está nas mãos de quem a quer viver – mesmo no escuro.”, diz Ricardo Martins.
Pode visitar o Four Senses na Rua Rebelo da Silva, 31. Mais informações em: www.four-senses.pt.