Sociedade

Feira da Dieta Mediterrânica promete AGIR, António Zambujo e Carminho

 
A 6ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica foi hoje apresentada na Autarquia de Tavira por Jorge Botelho, edil tavirense na presença de parceiros diretos do evento, nomeadamente o Presidente da RTA, Presidente da CCDR Algarve, Diretor Regional de Agricultura e Pescas, Diretora Regional de Cultura do Algarve e a Vice-Reitora da Ualg.

 
Entre 6 e 9  de setembro o centro histórico da cidade, as margens do rio Gilão e a colina genética do alto de Santa Maria, serão locais por onde milhares de visitantes são esperados.
 
Esta edição inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela Unesco (pode ser visto no site da CCDR), resulta na inscrição da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 4 de dezembro de 2013, com a inclusão de Portugal e da sua comunidade representativa de Tavira.
 
Mais uma vez para além de transmitir valores ancestrais deste tipo de gastronomia o evento  estimula aquilo que a organização defende, a "valorização de relações humanizadas de cooperação, confraternização entre gerações e a partilha de objetivos e recursos comuns".
 
A feira contará com stands institucionais, o mercado de produtores, aconselhamento nutricional, e cardiovascular, jardim mediterrânico, exposição de sementes e variedades endógenas, o "Vaivém" Oceanário de Lisboa, atividade física promovida por ginásios locais, músicas e outras artes performativas, poesia, exposições no Museu Municipal de Tavira ou conversas sobre temáticas relacionadas com a Dieta Mediterrânica.
 
O Mercado da Ribeira e o Mercado Municipal de Tavira também estão envolvidos nesta "festa" com demonstrações, oficinas e exposições culinárias.
 
Os mais novos terão dois espaços para a brincadeira, no "Largo do Brincar" onde estarão oficinas, exposições e espetáculos.
 
Quanto à música a Praça da República será palco para as atuações de António Zambujo (quinta-feira, dia 6) o andaluz Diego El Cigala, figura destacada do flamenco (sexta-feira, dia 7) a fadista Carminho (sábado, dia 8) e por fim um concerto a pensar nos mais jovens, com AGIR (domingo, dia 9).
 
O Autarca de Tavira fez questão de sublinhar que o certame «contará com 155 stands, entre eles, 117 ligados ao ramo agro-alimentar e artesanato, 29 institucionais».
 
No que toca à animação, Jorge Botelho destacou que serão 40, os espetáculos apresentados em 7 espaços diferentes e que quer o Fado como o Cante Alentejano, dois dos três Patrimónios Imateriais da Humanidade da UNESCO de Portugal, também estarão presentes.
 
O edil, focou que a Feira da Dieta Mediterrânica «segue a linha do ano passado, corrigindo algumas situações de forma a melhorar o evento», confirmando que na Praça da Convivialidade estarão 6 restaurantes, mas haverá mais 35 espalhados na cidade que aderiram às ementas da Dieta Mediterrânica.
 
Fernando Severino, Diretor Regional de Agricultura e Pescas, louvou o trabalho e «o papel que a Feira cumpre junto da população e turistas, num evento sustentável, para o futuro». O responsável realçou que o espaço da Direção Regional, irá assinalar os 100 anos do Ministério da Agricultura em Portugal.
 
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve, realçou o evento como um «projeto de valorização da identidade e cultura da região», justificando deste modo, todo o apoio dado ao certame, no âmbito do programa Cresc Algarve 2020.
 
Para além da CCDR, Francisco Serra informou que o Centre Europe Direct, também estará presente.
 
João Fernandes Presidente da RTA, justificou o apoio dado à Feira, «por ser um projeto estratégico, evolutivo e inovador, na diferenciação do destino Algarve, nos segmentos:Gastronomia e Vinhos».
 
Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve, chamou a atenção para os 20 anos do Mercado Municipal, tendo a Direção Regional , preparado a iniciativa "Gentes do Mercado", onde serão realçadas «as pessoas que fazem o Mercado de Tavira, quer vendedores, clientes e produtores, todos terão o seu palco, nos dias 7 e 8 de setembro». Da iniciativa consta uma exposição «para dar vida ao Mercado», com painéis espalhados pelo espaço.
 
Finalmente a Vice-Reitora da Ualg, Ana de Freitas vincou o evento como o «momento de celebração do trabalho desenvolvido pela comunidade e entidades envolvidas», informando que a Universidade do Algarve estará presente divulgando a sua oferta formativa ligada mais diretamente à Dieta Mediterrânica, como por exemplo a agricultura biológica, dietética e nutrição ou o conhecimento ligado à hortofruticultura.
 
À margem da conferência de imprensa, Jorge Botelho revelou ao Algarve Primeiro, que o Governo está interessado em desenvolver a filosofia da Dieta Mediterrânica, através da Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, na criação de um Centro de Competências, de forma a disseminar a nível nacional as vantagens da Dieta Mediterrânica, assim como preparar candidaturas a fundos europeus que visem apoiar programas e iniciativas a implementar em Portugal, ao longo do ano.
 
Toda a informação sobre a Feira da Dieta Mediterrânica AQUI