“Saúde em Dia: Gripe nos idosos – vacinar para proteger” é o tema da próxima sessão informativa promovida pelo Espaço Saúde 360º Algarve, em parceria com a Universidade do Algarve e o Projeto Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário (antigo centro de dia da Freguesia de Cachopo).
A sessão acontece no próximo dia 3 de novembro, das 11h00 às 12h30, no Espaço Intergeracional e Comunitário (antigo centro de dia da Freguesia de Cachopo), em Tavira.
Segundo a organização, a iniciativa pretende alertar para a importância da vacinação no idoso e nas pessoas consideradas com alto risco de desenvolver complicações pós gripe, sendo responsável por inúmeros episódios de urgência e internamento.
Serão também abordados alguns fatores como: quando deve ser feita a vacinação, quem deve ser vacinado, como é feita a convocatória para a vacina, quais as pessoas abrangidas pela vacinação gratuita, como agir quando ocorrem efeitos secundários, bem como dicas e formas de implementar hábitos preventivos contra a gripe.
“Esta sessão tem como objetivo sensibilizar as pessoas para esta problemática tão presente no nosso país, onde é significativo o envelhecimento da população, ao mesmo tempo que pretende promover a literacia em saúde e potenciar a mudança para hábitos preventivos, de forma a consciencializar e preservar a saúde dos cidadãos”, afirma Ricardo Valente Santos, psicólogo e gestor do projeto Espaço Saúde 360º Algarve.
“Este tipo de iniciativas abertas ao público permite-nos chegar a uma população mais idosa e com menos acesso a informação de saúde credível e atualizada, sensibilizando-a para esta temática. Prevenir é, sem dúvida, a palavra de ordem”, refere, Margarida Espírito Santo, farmacêutica e professora na Universidade do Algarve, preletora da sessão.
A sessão está enquadrada na iniciativa “Saúde em Dia”, um conjunto de sessões informativas que pretendem esclarecer a população algarvia sobre importantes temas da área da saúde, através de uma comunicação simples e objetiva, que desmistifica alguns conceitos erróneos, acrescenta a mesma fonte.
A iniciativa é gratuita e aberta ao público em geral.