Cultura

Festival de Órgão do Algarve entra da reta final com Javier Artigas

 
O Festival de Órgão do Algarve vai entrar na reta final, convidado para fechar a 17.ª edição do evento, o organista espanhol Javier Artigas para dois concertos.

Na sexta-feira, 29 de novembro, pelas 21h00, na Igreja de Santa Maria, em Lagos, o reconhecido organista espanhol apresenta um concerto no órgão Walcker de 1893, restaurado, em 2024, por Dinarte Machado. Bach, Ledesma, Liszt, Brahms Torres e Karg-Elert compõem o programa.
 
No sábado, 30 de novembro, à mesma hora, na Igreja da Sé em Faro, tem lugar o concerto de encerramento do festival. Num programa intitulado "Música Poética", Sweelinck, Reincken, Praetorius, Scheidemann, Böhm e Buxtehude são os compositores escolhidos para soar no Grande Órgão com mais de 300 anos.
 
Nascido em Saragoça, Javier Artigas iniciou os estudos musicais de órgão e cravo na cidade. Atualmente está a terminar a sua tese de doutoramento dedicada à ornamentação na música para teclado renascentista em Espanha. Dá concertos na Europa, Ásia e América nos mais importantes festivais dedicados ao órgão e à Música Antiga, como solista e como membro de grupos de câmara. As suas gravações solo incluem Tañer con Arte, premiado com cinco estrelas Goldberg. É reconhecido internacionalmente como especialista em música histórica para teclado espanhola.
 
Antes do concerto de encerramento, a FNAC de Faro recebe uma conversa, pelas 18h00, sobre os órgãos de tubos, sobre o festival (que termina e o que está por vir) e o anúncio dos vencedores do concurso de fotografia.
 
Os eventos são de entrada livre e não carecem de reserva prévia.