Sociedade

De patins, bicicleta e a pé, Faro manifestou-se pelo direito a brincar na rua

 
A 1ª Kidical Mass Faro aconteceu este sábado, 4 de maio, e teve a participação de meia centena de pequenos e grandes ciclistas, peões e patinadores.

Um itinerário de 4,5km dentro do perímetro urbano da capital, foi percorrido por um grupo de cidadãos maioritariamente de bicicleta, mas também a pé e de patins, num trajeto acompanhado pela PSP que garantiu a segurança dos participantes dos 6 meses aos 72 anos.
 
A Kidical Mass, realizada em vários pontos do país, antecedeu a apresentação à Associação Nacional de Municípios Portugueses, por parte do Pacto Climático Europeu, no domingo dia 5 de maio, da proposta formal para a criação de zonas seguras para crianças voltarem a brincar na rua.
 
Segundo António Gonçalves Pereira, embaixador português do Pacto Climático Europeu na Comissão Europeia, é "imperioso que os autarcas criem zonas nas cidades, e nas povoações médias e mais pequenas, em que isso possa acontecer" e sustentou que "brincar na rua é um direito, é uma condição da cidadania infantil que o poder local democrático tem de garantir".
 
O Kidical Mass é um movimento global em forma de manifestação aberto à participação de toda a população, que tem lugar em cidades de todo o mundo, e que reivindica mais e melhor espaço público para as crianças. Durante os percursos organizados, os participantes pedem medidas para que cidades e urbes se tornem seguras e humanas, fomentando a sua utilização por parte das crianças e jovens, promovendo um desenvolvimento individual e coletivo autónomo e saudável.
 
O evento teve o apoio do coletivo Faro a Pedalar, do Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa (através dos seus projetos BikeMe, Desporto Escolar sobre Rodas e Desporto Escolar Comunidades), da CÍVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, da Universidade do Algarve (SHEs – Sustainable Horizons – European Universities designing the Horizons of Sustainability) e do Comando da PSP de Faro.