Desporto

WallRide torna-se na única associação no continente europeu a receber bolsa antirracista

Foto - WallRide
Foto - WallRide  
A WallRide, uma associação dedicada à justiça social e ao apoio de comunidades marginalizadas na ótica do skate, sediada em Faro, foi selecionada pelo Grupo de Trabalho Pushing Against Racism da Good Push Alliance como o único projeto no continente europeu selecionado para a bolsa ‘Contra o Racismo’ para 2024.

A Good Push Alliance, uma iniciativa liderada pela Skateistan, tem como objetivo promover a colaboração e partilha de conhecimento entre projetos sociais de skate em todo o mundo. Através de uma variedade de recursos, workshops e prémios, a Aliança procura maximizar o impacto coletivo das iniciativas de skate.
 
O Fundo Pushing Against Racism, estabelecido pelo Grupo de Trabalho Pushing Against Racism (PAR), promove uma cultura antirracista dentro da comunidade global do skate.
 
Este ano, a Good Push Alliance recebeu um número recorde de 158 candidaturas provenientes de seis continentes. Após uma rigorosa avaliação, foram selecionadas 12 iniciativas de 11 países para receber subsídios num total de $15,000. 
 
Viriato Villas-Boas, presidente da WallRide, afirmou: “Tanto eu, a equipa, e a comunidade em geral estamos incrivelmente gratos à Good Push Alliance pela honra e oportunidade de continuar a promover o nosso trabalho, e pelo reconhecimento desse mesmo trabalho apenas a alguns meses do nosso terceiro aniversário. Considerando o clima político atual em Portugal (e além), onde episódios de violência racista (alguns com resultados fatais) estão a ocorrer e o discurso de ódio está cada vez mais normalizado, é imperativo que a nossa comunidade continue a resistir. O skate sempre encontrou a sua força e heróis nos mais variados backgrounds étnicos, culturais e religiosos. Mais do que defender princípios ou ideologias, sentimos que temos a obrigação de nos afirmarmos pelos nossos irmãos e irmãs onde quer que estejam, e de onde quer que sejam. Desde as últimas eleições em Portugal, houve um aumento notável na violência de extrema-direita e racial/étnica, tanto contra skaters como contra a sociedade em geral. Como tal, a WallRide continuará a lutar com todas as ferramentas possíveis, e até ao nosso último suspiro pelos direitos humanos e pela dignidade humana. Estamos realmente gratos à Good Push e ao Grupo de Trabalho Pushing Against Racism por alargarem o nosso proverbial cinto de ferramentas nessa arena”.