O Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens - RIAS em Olhão, recebeu um caso surpreendente de uma cegonha com um tampão higiénico no esófago.
O caso aconteceu na semana passada, quando uma cegonha juvenil andava à procura de alimento, perto do RIAS, e que parecia estar fraca, tendo sido examinada pelo Centro. Feito o exame, a veterinária detetou que na boca da ave, era visível uma corda presa na base da língua, ligada a algo que se encontrava no esófago.
Quando a veterinária terminou de remover a corda, percebeu o que estava na outra extremidade. Um tampão!
Tampão higiénico retirado do esófado da cegonha:
De acordo com o RIAS, este tipo de material descartável utilizado durante a menstruação (tampões e/ou pensos higiénicos) é muitas vezes encontrado em caixotes do lixo ou em aterros sanitários abertos, onde estas aves procuram constantemente alimento.
É aconselhado o uso de pensos reutilizáveis e o copo menstrual, opções menos prejudiciais ao corpo humano, mais amigas do ambiente, e a médio/longo prazo, uma escolha mais económica para a sua carteira, aconselha o RIAS.
Felizmente, esta cegonha já está numa instalação exterior onde irá recuperar a sua condição física, para mais tarde ser devolvida à natureza.
Mais uma vez, parabéns ao RIAS.
Vídeo da intervenção
aqui: