Ambiente

Câmara de Albufeira promove 2ª edição do Prémio Sustentabilidade no OPTO

 
O Município de Albufeira atribui pelo segundo ano, o prémio de sustentabilidade, no âmbito do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve. O prémio visa distinguir, promover e premiar os estudantes com os melhores projetos na área da sustentabilidade, incentivando à divulgação dos novos talentos do concelho de Albufeira.

Nesta edição de 2024, os projetos deverão enquadrar-se no subtema Água, podendo ser apresentados em qualquer área, anunciou o Município em nota de imprensa.
 
O prémio tem como destinatários estudantes que se encontrem a frequentar o 9.º ou o 12.º ano de escolaridade no concelho de Albufeira, que devem apresentar os seus projetos individualmente, estando excluída a possibilidade de coautoria.
 
As candidaturas devem ser formalizadas até ao próximo dia 31 de março, através do preenchimento e envio de formulário próprio, disponível aqui, juntamente com os seguintes documentos: projeto a candidatar em formato digital (vídeo, fotografia, áudio ou outra forma de apresentação digital); comprovativo das várias etapas de construção/desenvolvimento do projeto (podem ser enviadas fotografias das várias etapas, vídeos ou outros formatos digitais) e um pitch (apresentação rápida e direta sobre o projeto em formato vídeo, com duração máxima de 3 minutos), para o endereço eletrónico: age@cm-albufeira.pt. 
 
Para mais informações, os interessados devem consultar as normas de participação do prémio aqui
 
O projeto vencedor para cada um dos escalões (9.º ano – 1.º escalão e 12.º ano – 2.º escalão) será anunciado no próximo dia 19 de abril, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, local de realização da X edição do OPTO. Serão atribuídos 500 euros para o aluno do 9.º ano, autor do projeto vencedor (valor a ser utilizado na aquisição de material didático e/ou formação/workshops) e 2 mil euros para o aluno do 12.º ano, autor do projeto vencedor (valor que poderá ser utilizado para pagamento de propinas, formação especializada, ou abertura da própria empresa).
 
Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelos pelouros da Juventude e do Empreendedorismo, sublinha que após o sucesso alcançado com a primeira edição do Prémio de Sustentabilidade em 2023, as expetativas este ano estão mais elevadas. “Esta é uma oportunidade para os jovens do nosso concelho mostrarem a sua criatividade, sob uma perspetiva crítica e responsável numa das áreas que, atualmente, mais preocupam a humanidade: a sustentabilidade ambiental, desta feita com particular enfoque na água, tema bastante pertinente tendo em consideração as condições de seca extrema que estão a assolar a região do Algarve”.