Sociedade

Aviões e helicópteros levam milhares à Praia da Rocha

 
Uma exibição aérea sobre a Praia da Rocha marcou o último dia da presença da Força Aérea em Portimão, no âmbito das comemorações do 72.º aniversário e com a presença de milhares de pessoas espalhadas pelo areal e pelos pontos mais altos de acesso à praia.

Ao longo da tarde de domingo, a Força Aérea protagonizou passagens aéreas, movimentos acrobáticos e demonstração de missões, como o caso da busca e salvamento e de infiltração de militares equipados no teatro de operações. A exibição encerrou com uma demonstração dos caças F-16M que rasgaram os céus algarvios.
 
 
Durante uma semana, a Força Aérea voou até Portimão para celebrar os 72 anos da instituição, proporcionando, com o apoio da Câmara de Portimão, diversos eventos que aproximaram a comunidade militar da sociedade, dando a conhecer as missões que realizam ao serviço do País. 
 
Como momento alto, a Força Aérea celebrou no sábado, a tradicional cerimónia militar na zona ribeirinha, que foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo. A cerimónia encerrou com o desfile das forças em parada e de meios aéreos da instituição sobre o Rio Arade.
 
 
 
No âmbito das celebrações em Portimão, foram muitos aqueles que visitaram a exposição da Força Aérea junto à zona ribeirinha que, num contacto mais próximo com os militares, conheceram as suas demonstrações de inativação de engenhos explosivos e cinotécnicas, a oportunidade de se sentar num cockpit do F-16M ou do histórico Alouette III e conheceram os 30 anos de história da presença dos F-16M em Portugal.
 
A Força Aérea promoveu ainda dois espetáculos musicais protagonizados pela Banda de Música da Força Aérea, com a voz de Nuno Guerreiro no concerto oficial realizado no sábado no Teatro Municipal de Portimão, e o concerto popular realizado na zona ribeirinha de Portimão na noite de 30 de junho.
 
No último dia dos eventos, houve ainda lugar à missa de Ação de Graças e Sufrágio na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e ao arriar das bandeiras nacionais, de Portimão e da Força Aérea, que ditaram o encerramento da presença da Força Aérea em Portimão.
 
No próximo domingo, 14 de julho, pelas 11h00, realiza-se a missa de homenagem aos militares falecidos na Serra do Carvalho, evocativa dos oito pilotos que perderam a vida num acidente aéreo durante a execução de uma manobra integrada nas comemorações do 3.º aniversário da Força Aérea, em 1 de julho de 1955.